Um agricultor de 28 anos de idade, foi levado aoplantão de um hospital com suspeita de intoxicaçãopor agrotóxicos. Segundo consta em depoimento,ele possuía histórico anterior de uso de drogas efoi encontrado desacordado em um galpão ondeficam guardados agrotóxicos para uso na lavourado milho. Próximo ao corpo, estava um frasco emcujo rótulo lia-se "classe química: organofosforado"e uma seringa. Por meio de exame clínico, o médicoconstatou bradicardia, pupila extremamente miótica(puntiforme) e região da fossa cubital com sinaisde picadas de agulha. Iniciou-se, imediatamente,ventilação mecânica e foram solicitados examesbioquímicos complementares. Devido à gravidadeda situação, o médico atendente prescreveunaloxona intravenosa e os sinais vitais mostraramrápida melhora. Quando o laudo laboratorial foivisualizado, não se constatou alteração da atividadeda colinesterase sérica.Considerando o caso clínico descrito, assinale aopção correta.A O médico imediatamente suspeitou desíndrome parassimpatomimética, a partir dasinformações do exame clínico e neste sentido,ele administrou carbacol, um antagonistada acetilcolina, para combater a depressãorespiratória.B Apesar da suspeita inicial de síndromeparassimpatolítica, esta hipótese foi rapidamentedescartada pelo médico devido aos sinaisde picadas de agulha. Ele, então, optou pelotratamento com naloxona, por ser um antagonistada acetilcolina.C A possibilidade inicial de intoxicação pororganofosforado foi descartada com base nasinformações dos exames clínicos, dos exameslaboratoriais e dos sinais de aplicação dedrogas derivadas de opióides. O médico, então,prescreveu naloxona como antagonista opióide.D Ainda que o tratamento proposto tenhaapresentado efeito positivo na reversão doquadro clinico, os exames laboratoriais confirmarama intoxicação aguda por organosfosforado.O médico, então, optou pelo tratamento comcarbacol, que desbloqueia a acetilcolinesterase.E A presença de frascos de agrotóxicos indicou aexposição a organofosforados. O médico, então,optou pelo tratamento com naloxona, quedesbloqueia a acetilcolinesterase.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa C) está correta em relação ao caso clínico descrito e a conduta medica.
O medico precisou prescrever a naloxona como um antagonista opioide devido aos sinais de aplicação de opioides.
Provavelmente o caso descrito é uma tentativa de suicídio, os opioides quando consumidos em excesso podem levar o paciente a overdose e a morte.
É importante associar o tratamento com antagonistas opioides com o atendimento psicológico e psiquiátrico em busca de prevenir futuras tentativas de suicídio.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás