Um adolescente vem apresentando um quadro febril alto (39 º) há 2 dias, relata muita falta de ar e tosse, foi hospitalizado e ao Raio x, verificou - se áreas com grande velamento e o médico suspeita de pneumonia ou derrame pleural.
a) O que é derrame pleural? Quais suas possíveis causas?
b) Qual o tratamento indicado para pneumonia e para derrame pleural?
c) O que o fisioterapeuta faz nestes casos
Soluções para a tarefa
a) O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre.Em situações normais, a quantidade de líquido no espaço pleural é muito pequena, cerca de 10 mL, e resulta de um equilíbrio perfeito entre a sua produção e absorção. Porém, quando existe algum problema de saúde como infecções no pulmão ou insuficiência cardíaca, esse equilíbrio pode ser afetado levando ao acúmulo excessivo de líquido. Uma vez que o líquido não consegue ser absorvido adequadamente vai acumulando lentamente, aumentando a pressão sobre o pulmão, o que dificulta a respiração, levando a sintomas como dor no peito e sensação de falta de ar, por exemplo.As principais causas causas de derrame pleural estão relacionadas com a inflamação dos tecidos do pulmão ou da pleura, e incluem:
Pneumonia;
Tuberculose;
Câncer no pulmão;
Embolia pulmonar;
Artrite reumatoide;
Lúpus.
No entanto, o derrame também pode ser causado por problemas que levam ao aumento de líquido em todo o organismo como insuficiência cardíaca descompensada, cirrose ou doenças renais em estado avançado.
b) Após a retirada do excesso de líquido, o médico pode recomendar que fisioterapia respiratória que consiste num conjunto de exercícios respiratórios ensinados pelo fisioterapeuta que ajudam o pulmão a voltar o seu tamanho normal, após ter sido pressionado pelo derrame.
c)Esses exercícios são importantes para reduzir o desconforto ao respirar, mas também para aumentar a quantidade de oxigênio no organismo.