ENEM, perguntado por viiholiver9369, 9 meses atrás

Um adolescente do sexo masculino de 15 anos deidade chegou sozinho e muito apreensivo à UnidadeBásica de Saúde da Família, sendo encaminhadoà enfermeira. Durante a consulta de enfermagem,após o acolhimento e por meio de escuta ativa, foirealizada a anamnese do adolescente, na qual foirelatado que o paciente não usa preservativo emsuas relações sexuais e que tem o sexo oral comoprática sexual habitual. Ao exame físico da cavidadeoral, foram encontradas inúmeras cáries dentáriase aftas na região sublingual. A enfermeira, durantea consulta de enfermagem, identificou fatores quecontribuem para o aumento da vulnerabilidadeàs DST/HIV/AIDS, tais como o desconhecimentoda transmissão das DST e do sexo seguro, além deexposição a fatores de agravos para sua saúde.Considerando a situação apresentada, avalie,entre as condutas descritas nos itens a seguir, asque devem ser adotadas pela enfermeira durante aconsulta de enfermagem a esse adolescente.I. Prover materiais educativos sobre DST/AIDS;prescrever medicamentos sintomáticos parador; acompanhar a evolução dos problemasdetectados, e solicitar comparecimento doresponsável para conclusão do atendimento.II. Orientar o adolescente a evitar o consumode alimentos ácidos, para não piorar as aftas;reforçar a necessidade de higienização oral,visando à prevenção de cárie, e encaminhá-lopara tratamento odontológico.III. Encorajar a discussão sobre sexualidade eincentivar a participação do adolescentee dos parceiros em atividades educativasdesenvolvidas na comunidade e na UnidadeBásica de Saúde.IV. Orientar sobre as DST/HIV/AIDS e hepatitesvirais, com enfoque nas formas de transmissão,sinais e sintomas, comportamentos e atitudesde risco e formas de prevenção, com ênfaseno sexo seguro.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
0

 Todas as  alternativas estão corretas, por isso, assinalamos a letra D).  O desenvolvimento desse trabalho feito pela enfermeira é de extrema importância para a sociedade, esse trabalho não é feito apenas no âmbito da saúde física do adolescente propriamente dita, mas também no campo educacional.

 A educação sexual é sem dúvidas fundamental para que se possa ter um desenvolver da sexualidade de maneira saudável, entendendo sobre os riscos e também, compreendendo o próprio corpo.

Perguntas interessantes