No Brasil, desde o final da década de 1980, vêm sendo desenvolvidas iniciativas com o propósito demelhorar a cobertura e a qualidade das informações sobre mortalidade materna. Entre essas iniciativas,destacam-se a implantação e estruturação de comitês de mortalidade materna e a institucionalização daVigilância do Óbito Materno. Ao mesmo tempo, os governos federal, estaduais e municipais vêm implantandopolíticas públicas que visam à expansão e à melhoria da atenção à saúde da mulher, tendo como consequênciaa diminuição na taxa de mortalidade materna, principalmente nos óbitos por causas obstétricas diretas, comorevela o gráfico a seguir.Considerando as informações do texto e do gráfico apresentado, conclui-se queA a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas diretas vem diminuindo consideravelmente, o quejustifica as medidas adotadas para a redução da transmissão vertical do HIV/AIDS e da sífilis congênita.B a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas vem aumentando consideravelmente,podendo-se indicar a eclâmpsia como a causa principal desse aumento.C a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas tem-se mantido estável, fato que pode seratribuído às medidas adotadas na atenção humanizada ao abortamento.D a taxa de óbito materno por causas diretas apresentou uma queda, fato que pode ser atribuído aosinvestimentos nas ações preconizadas na política de atenção integral da saúde da mulher e ao programade humanização no pré-natal e nascimento.E a taxa de óbito materno por causas obstétricas diretas manteve-se estável devido ao controle dos óbitosmaternos pelo âmbito federal.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Letra b.
O gráfico acima representa claramente o aumento de mortes maternas por procedimentos obstétricos indiretos, desde os anos 2000 até a atualidade, o que se reflete como um fator preocupante.
Diante disso, revela-se a questão da violência obstétricas, que muitas vezes, é capaz de acionar fatores estressantes durante o parto, levando sobretudo ao processo de eclâmpsia, uma das principais causas da morte durante o processo.
Respondido por
0
De acordo com a melhor cobertura e qualidade das informações acerca da mortalidade materna no Brasil, pode-se confirmar, que a alternativa correta é o item b).
A mortalidade materna no Brasil é elevada?
- A mortalidade materna é um grande problema de saúde no Brasil. No ano de 2003, a taxa de mortalidade materna no Brasil foi de 61,8 por 100.000 nascidos vivos, significativamente superior à média de 12,9;
- Em 2009, era de 45 por 100.000 nascidos vivos, mas ainda há muitos fatores que contribuem para esse problema, como a falta de acesso ao pré-natal e instalações médicas inadequadas;
- O Ministério da Saúde do Brasil propôs reduzir a taxa de mortalidade materna para menos de 100 mortes por 100.000 nascimentos até 2030.
Aprenda mais sobre a mortalidade materna no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/40676906
#SPJ5
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás