Biologia, perguntado por YuriDosAnjos, 1 ano atrás

(UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com adontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes, tendo o casal um filho míope e com dentes. Se o casal tiver mais um filho qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

a) 1/8
b) 1/4
c) 1/16
d) 1/32
e) 0%

Soluções para a tarefa

Respondido por diogosd
172
Típica questão sobre a segunda lei de Mendel. A partir das informações do enunciado é possível chegar as seguintes informações:

o pai tem genótipo MmDd
e a mãe mmdd

visto que o pai não possui miopia, mas consegue passar um alelo recessivo ao primeiro filho, entretanto possui Adontia, indicando a presença de um alelo D dominante, mas este alelo não foi passado ao primeiro filho. E a mãe possuir miopia e não apresentar adontia, significa que ela tem genótipo homozigoto recessivo para ambos os casos.

Para o segundo filho ser homem e normal para ambos os caracteres, então é só calcular a probabilidade dos gametas esperados serem utilizados:

para ser homem a chance eh 1/2

para não possuir miopia é preciso ter o único genótipo possível neste cruzamento: Mm, a chance eh de 2/4 no quadro de purnet entre Mm X mm, ou seja 1/2

para não possuir adontia, mesma coisa, precisa obter dd, a chance eh de 2/4 no quadro de purnet entre Dd X dd, ou seja 1/2.

Neste caso as probabilidades são multiplicadas: 1/2 X 1/2 X 1/2 = 1/8

Resposta: letra a.


YuriDosAnjos: Muito Obrigado.
Respondido por EllenLib
3

Em um casal onde um homem apresenta adontia e visão normal casado com uma mulher míope e com dentes normais, a probabilidade de um filho normal para ambos os caracteres é de \frac{1}{8} (Letra A).

Calculamos a probabilidade através do quadro de Punnett:

Sabemos que existem a probabilidade para gerar um descendente do sexo masculino é de \frac{1}{2} → 50%.

Conforme informação obtida no enunciado o casal apesar do homem apresentar adontia e visão normal, e a mulher ter dentes normais e ser míope, gerou um descendente míope e com dentes normais.

O enunciado indica que o gene da adontia é dominante D e o da miopia recessivo m. Logo, podemos inferir que o genótipo do casal será:

  • Homem → DdMm; e
  • Mulher → ddmm.

Onde:

  • D = Adontia hereditária
  • d = Dentes normais
  • M = Visão normal
  • m = Miope

Realizaremos o cruzamento:

\left[\begin{array}{ccc}\frac{Homem}{Mulher} &DM&dm\\dm&DdMm&ddmm\\dm&DdMm&ddmm\end{array}\right]

Deste modo, percebemos que as chances de ter:

  • Visão normal \frac{1}{2}
  • Dentes normais \frac{1}{2}

Sendo assim a probabilidade para gerar um descendente do sexo masculino, com dentes e visão normal, será: \frac{1}{2} .\frac{1}{2}  . \frac{1}{2}  = \frac{1}{8}

Saiba mais sobre quadro de Punnett: https://brainly.com.br/tarefa/28924397

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes