UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
Soluções para a tarefa
espero ter ajudado.*-*
É correta a alternativa A, já que os versos expressam um abandono das práticas culturais tradicionais dos povos nativos, sendo a procissão, em essência, uma celebração funesta de um genocídio cultural.
Que os jovens meninos indígenas profiram estas palavras é apenas a forma mais superficial, mais "encarnada", de representar este processo de aculturação, levado a cabo pela Ordem Jesuítica, em nome da Igreja Católica e a mando da Coroa Portuguesa.
Os jesuítas, com isto, conseguiram facilitar a colonização, tendo "convencido" os povos nativos, muitas vezes pela coerção, ameaça e pelo afastamento de suas aldeias, a adotar o modelo colonial de vida, renegando e amaldiçoando as suas culturas.
Mais sobre a cultura esquecida dos nossos povos nativos em:
https://brainly.com.br/tarefa/6296178