Filosofia, perguntado por luksfdl77, 11 meses atrás

(UFU-MG) O conceito de fortuna na obra O príncipe, de Maquiavel, possui significado próprio que o distingue do uso corrente que se faz dessa palavra. Com base no sig¬nificado que esse conceito assume na obra maquiaveliana, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
( ) Fortuna significa aquela parte do êxito das ações hu¬manas que não depende exclusivamente do indivíduo, ou seja, que não é governada por ele. No entanto, é ela que proporciona a ocasião para que o indivíduo de virtú obte¬nha êxito em sua ação.
( ) Fortuna significa o tesouro que o governante acumula com a adoção de práticas ilícitas, graças à sua astúcia e à força das armas, com o objetivo de extrair do povo todas as rique¬zas que passarão a fazer parte do patrimônio do príncipe.
( ) Fortuna significa a capacidade inata que é igual em todas as criaturas e que floresce em todos os indivíduos de maneira idêntica, constituindo-se no fermento da demo¬cracia direta em que todos são governantes e governados.
( ) Fortuna significa o destino cego que se impõe a to¬dos como um rio que arrasta, para paragens distantes, o que está à sua frente. Contudo, o príncipe deve agir tendo em conta o destino, não sendo, portanto, mero fantoche nas mãos da fortuna.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

Sobre o conceito de fortuna na obra O príncipe, de Maquiavel:

( V ) Fortuna significa aquela parte do êxito das ações humanas que não depende exclusivamente do indivíduo, ou seja, que não é governada por ele. No entanto, é ela que proporciona a ocasião para que o indivíduo de virtú obtenha êxito em sua ação.

( F ) Fortuna significa o tesouro que o governante acumula com a adoção de práticas ilícitas, graças à sua astúcia e à força das armas, com o objetivo de extrair do povo todas as riquezas que passarão a fazer parte do patrimônio do príncipe.

( SO ) Fortuna significa a capacidade inata que é igual em todas as criaturas e que floresce em todos os indivíduos de maneira idêntica, constituindo-se no fermento da democracia direta em que todos são governantes e governados.

( V ) Fortuna significa o destino cego que se impõe a todos como um rio que arrasta, para paragens distantes, o que está à sua frente. Contudo, o príncipe deve agir tendo em conta o destino, não sendo, portanto, mero fantoche nas mãos da fortuna.

Maquiavel define a Fortuna como contingência própria das coisas políticas: não é manifestação de Deus ou Providência Divina. Há no mundo, a todo momento, igual massa de bem e de mal: do seu jogo resultam os eventos e a sorte.  

A Virtú como qualidades como a força de caráter, a coragem militar, a habilidade no cálculo, a astúcia, a inflexibilidade no trato dos adversários Pode desafiar e mudar a fortuna: papel do homem na história.  

Bons estudos!  

Perguntas interessantes