(Ufu 2017) A água, substância comum e indispensável à nossa sobrevivência, em condições cotidianas normais, pode se apresentar em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e vapor. A figura representa de forma simplificada, e fora de escala, o diagrama de fases da água, com os eixos representando temperatura e pressão. As linhas do diagrama representam a pressão de mudança de fase em função da temperatura. Com base no diagrama de fases explique, do ponto de vista da Física, como a panela de pressão consegue cozinhar alimentos mais rapidamente quando comparada a uma panela comum.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o cozimento dos alimentos, uma panela comum fica sujeita a pressão atmosférica local, podendo atingir no máximo uma pressão de 1 atm ao nível do mar, enquanto a panela de pressão consegue elevar sua pressão interna e, consequentemente, elevar a temperatura de ebulição (segundo o diagrama de fases) aumentando a troca de calor com os alimentos dentro da panela e acelerando o tempo de cozimento.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Resposta:
A Panela comum deixa "escapar ar" enquanto a panela de pressão é fechada, a água entra em ebulição e o vapor formado acaba não escapando, se acumulando no interior da panela.
Vamos aos dados/resoluções:
Quando falamos de Termometria, temos a existência de Calor e Temperatura, onde a primeira é a energia que está transitando entre corpos com temperaturas opostas, enquanto a temperatura é um valor numérico que é dado para determinado grau de agitação térmica.
E quando os alimentos estão cozinhando, a panela comum já sobe uma pressão atmosférica (que chega até 1atm ao nível do mar) enquanto a panela de pressão consegue elevar sua pressão interna e dessa forma, eleva a temperatura da ebulição.
E quando esse processo se desenvolve, acaba fazendo com que aumente a troca de calor com os alimentos dentro da panela e acelere o processo de tempo de cozimento.
Explicação: