1)
Embora Weber não tenha teorizado especificamente sobre o uso adequado de vestimentas no espaço escolar, o modo como analisou a relação entre as esferas religiosa e econômica extrapola sua sociologia da religião: é passível de ser aplicado em explicações sobre outras questões. Podemos mobilizá-lo inclusive para analisar este diálogo entre funcionária e estudante.
A estudante é barrada por uma funcionária na entrada da escola:
– Por que você veio de short?
– Porque eu pensei que podia.
– Quantas vezes você já veio à escola?
– Hoje é meu segundo dia.
– Na escola em que você estudava antes podia usar short?
– Podia.
– E você viu alguém usando short aqui ontem?
– Não, mas estava frio.
– Vá para a secretaria. Você não vai assistir aula assim.
Ao analisar o diálogo, pode-se identificar uma posição da funcionária da escola que se contrapõe a um dos pressupostos da sociologia compreensiva weberiana. Identifique qual é este pressuposto.
Alternativas:
a)
Abandonar as próprias certezas para compreender o fato em questão.
b)
Manter as regras morais na nossa sociedade.
Alternativa assinalada
c)
Impor seu ponto de vista como o único possível.
d)
Saber quando alguém está tentando enganar as normas.
e)
Defender o modo como os grupos sociais devem se organizar.
2)
“Parece um mistério como a indubitável superioridade do Calvinismo na organização social pode se relacionar com suas tendências para arrancar o indivíduo dos mais fortes laços pelos quais ele se liga a este mundo. Todavia, por mais estranho que possa parecer, ela decorre da forma peculiar que o amor fraternal cristão foi forçado a assumir através da fé calvinista, sob a pressão do isolamento interno do indivíduo” WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1967, p.75).
Qual é o ponto-chave, na religião calvinista, que gera uma conduta religiosa que culmina no “espírito” do capitalismo?
Alternativas:
a)
A doutrina da predestinação, da qual deriva a dúvida quanto à salvação (e a necessidade de saná-la).
Alternativa assinalada
b)
A ausência de glorificação a deus.
c)
O cumprimento de penitências, como em qualquer outra religião.
d)
A súplica aos céus, implorando por perdão pelos seus pecados.
e)
A cobrança de dízimo e outras taxas que provem o amor a deus.
3)
Weber estuda “a ética religiosa confuciana, hinduísta, budista, cristã e islamita [que] pertencem todas à categoria das religiões mundiais” e o judaísmo “porque contém as condições históricas preliminares decisivas para o entendimento do cristianismo e do islamismo e pela sua significação histórica e autônoma para a evolução da moderna ética econômica do Ocidente” (WEBER, Max. Ensaios de sociologia. RJ: LTC Editora, 1982 [1946], p.309).
A expressão “religiões mundiais” é usada por Weber com conotação de valor?
Alternativas:
a)
Sim, porque Weber estuda apenas o que considera como as boas religiões.
b)
Sim, porque Weber estuda apenas as religiões que considera importantes e corretas.
c)
Sim, porque Weber estuda apenas as religiões verdadeiras.
d)
Não, apenas se refere a religiões que atraíram uma quantidade significativa de crentes.
e)
Não, embora essa questão não seja importante porque a sociologia religiosa de Weber é inexpressiva.
Alternativa assinalada
4)
Segundo Weber, da ascese protestante (calvinista) emanam princípios que culminam na formação do “espírito” do capitalismo. Esse “espírito” seria anterior ao próprio capitalismo: na verdade, seria sua condição de existência e desenvolvimento no sentido em que o conhecemos atualmente.
Na concepção weberiana, como o capitalismo vai se desvinculando de sua base religiosa ao longo dos anos?
Alternativas:
a)
Isso ocorre na medida em que segue a via do utilitarismo.
b)
Os homens vão perdendo a fé em deus e se tornam materialistas.
Alternativa assinalada
c)
O materialismo histórico é a única explicação possível para o capitalismo.
d)
A briga entre Lutero e Calvino desestabiliza as certezas religiosas.
e)
Não se desvincula.
5)
Marx é um grande teórico que se interessa pelo estudo do capitalismo. Ele tem questões bem parecidas com as de Weber, mas seu percurso passa por outras vias: o teórico revolucionário entende que o materialismo histórico explicaria a constituição do capitalismo moderno ocidental.
Como Weber se coloca frente à explicação marxista?
Alternativas:
a)
Embora discorde de Marx, Weber tenta contornar a situação para evitar discussões.
b)
Se fosse possível retornar aos tempos da Inquisição, certamente queimaria autor e obra.
c)
Weber se baseia totalmente na explicação marxista.
d)
Nunca chegou ao conhecimento de Weber o rol de ideias desenvolvido por Marx.
e)
Também seria uma explicação válida, embora seja diferente da sua.
Alternativa assinalada
favor verificar se está correto?
Soluções para a tarefa
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1
Resposta:
1) a)
Abandonar as próprias certezas para compreender o fato em questão.
2) e
A cobrança de dízimo e outras taxas que provem o amor a deus.
3) d)
Não, apenas se refere a religiões que atraíram uma quantidade significativa de crentes.
4) a)
Isso ocorre na medida em que segue a via do utilitarismo.
5) letra E
Explicação:
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