Filosofia, perguntado por victoriavilar549, 8 meses atrás

(Ufu 2005) O trecho abaixo, que descreve o momento da origem do Kosmos, faz uma referência ao paradigma platônico das Formas. "Outro ponto que precisamos deixar claro é saber qual dos dois modelos tinha em vista o arquiteto quando o construiu (o Kosmos): o imutável e sempre igual a si mesmo ou o que está sujeito ao nascimento? Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este fixara a vista no modelo eterno; e se for o que nem se poderá mencionar, no modelo sujeito ao nascimento." PLATÃO, Timeu. Belém: EDUFPA, 2001. (28c-29ª). Marque a alternativa que caracteriza corretamente o modelo das Formas. a) Para explicar a origem do Kosmos, Platão divide todas as coisas em duas ordens inteiramente separadas e distintas: um modelo eterno, e outro sujeito ao nascimento e às mudanças. O primeiro é somente inteligível e constitui o alvo da atividade filosófica. O segundo é sensível, sujeito à destruição, e não tem qualquer relação ou parentesco com o modelo eterno que serve de base para a arquitetura do mundo. b) Platão postula as Formas, um paradigma eterno, que constitui a causa e a origem de todas as coisas sensíveis. Seres sensíveis são o efeito das causas inteligíveis, que lhes dão a existência e os nomes. As Formas ou Ideias são eternamente idênticas a si mesmas, imutáveis e unas. Tudo o que é sensível existe porque participa das Formas e se assemelha a elas, do mesmo modo que uma imagem em relação ao modelo original. c) Na formação do Kosmos, Platão adota dois modelos: o modelo imutável e o modelo sujeito ao nascimento. O modelo imutável é constituído pelas Formas inteligíveis e serve de base para a arquitetura do mundo porque é belo e somente pensável. O modelo sujeito ao nascimento constitui as Formas sensíveis, que dão origem às coisas mutáveis e destrutíveis. d) Platão postula dois modelos cosmológicos na sua Filosofia: o modelo bom e eterno, e o modelo ruim e sensível. O modelo eterno representa o plano arquitetônico do Kosmos, que se identifica unicamente com o que é inteligível. O modelo sensível representa tudo o que é corporal. As Formas são uma duplicação inteligível do mundo sensível e servem para explicar o parentesco do pensamento com o divino.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nordic
6

Resposta:

b) Platão postula as Formas, um paradigma eterno, que constitui a causa e a origem de todas as coisas sensíveis. Seres sensíveis são o efeito das causas inteligíveis, que lhes dão a existência e os nomes. As Formas ou Ideias são eternamente idênticas a si mesmas, imutáveis e unas. Tudo o que é sensível existe porque participa das Formas e se assemelha a elas, do mesmo modo que uma imagem em relação ao modelo original.

Explicação:

Em sua Teoria das Ideias, Platão apresenta a sua perspectiva acerca do conhecimento. Segundo Platão, as formas puras, que estão no mundo inteligível, são a base de tudo que existe, pois são eternas e perfeitas em sua beleza. Diferentemente, no mundo sensível, onde estão as formas sensíveis — as quais participam das formas puras que estão no mundo intelegível —, são formas imperfeitas, que podemos conhecer só, e somente só, a partir dos arquétipos (das ideais).


rafapro90: bom. obrigado pela ajuda
rafapro90: obrigado
Perguntas interessantes