(UFSJ - adaptada) Leia as informações a seguir.
Ao investigar as origens das ideias, diversos filósofos fizeram interferências importantes no pensamento filosófico da humanidade. Dentre eles, destaca-se o pensamento de John Locke.
Com base nessas informações e no que foi estudado a respeito desse tema, assinale corretamente a opção que expressa as origens das ideias para John Locke.
a. “Afirmo que essas duas, a saber, as coisas materiais externas, como objeto da sensação, e as operações de nossas próprias mentes, como objeto da reflexão, são, a meu ver, os únicos dados originais dos quais as ideias derivam.”
b. “Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência [...], mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele pode ser atribuído a esta, mas à imaginação e à ideia.”
c. “Tudo o que existe em si e por si pode ser concebido por si mesmo e o que existe em outro e por outro deve ser concebido por outro, de sorte que tudo o que existe pode ser conhecido adequadamente por nós, porque Deus pode ser conhecido perfeitamente por nós e Deus é o fundamento da racionalidade do universo inteiro".
d. “Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior, calcado nas paixões.”
e. “O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente, uma ideia em movimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
resposta A “Afirmo que essas duas, a saber, as coisas materiais externas, como objeto da sensação, e as operações de nossas próprias mentes, como objeto da reflexão, são, a meu ver, os únicos dados originais dos quais as ideias derivam.”
Respondido por
11
Para Locke todas as ideias eram ou fruto direto de uma sensação - sendo suas cópias fiéis, como a percepção das cores, formas e cheiros - ou eram fruto de um raciocínio que tomava como base uma sensação mais simples.
Deste modo, a base das ideias não era a racionalidade humana, mas a experiência, que, analisada pela racionalidade, se transformava em um conhecimento sólido, que poderia ser transmitido de um para outro.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes