(UFSC-SC) Considere os excertos abaixo, reflita sobre os significados do envelhecimento na contemporaneidade e redija uma crônica sobre esse tema.
Soluções para a tarefa
Olá!
A crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas. Sendo assim, segue em baixo um exemplo de crônica.
Trinta e cinco manhãs de natal
Ontem foi o último dia da minha vida. Coincidentemente, também foi o primeiro. Dizem que o natal é sinal de renovação, com todo seu conceito de maternidade e nascimento.
Ontem foi o último dia da minha vida. E durante ele lembrei o quanto amava brincar com minhas bonecas quando era menina, correr sentindo os pés no chão, tomar banho de chuva no final do dia. A infância sempre é a melhor fase das nossas vidas por que não somos corrompidos de ódio, vingança e medo. Somos apenas crianças. Correndo por ai e distribuindo sinceridade, amor e vida.
Ontem foi o último dia da minha vida. Depois de trinca e cinco manhãs de natal e peso da minha idade fez-se presente. Na minha cultura uma mulher de trinta e cinco anos que não é casada deveria, no minimo, ser excluída das reuniões, dos convites e das cerimonias. Mulheres velhas não existem, a menos que sejam casadas. Por isso ontem foi meu último dia da minha vida. A idade, a partir de ontem, não irá mais me causar medo ou angustia mais. As lembranças de crianças não são mais importantes. Meu envelhecimento não significará mais nada para mim e para minha família. Porque ontem foi o ultimo dia da minha vida e se foram trinta manhãs de natal.