(UFSC) Analise atentamente a tabela.
Com base nessa tabela, e com os conhecimentos sobre imigração no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (Total da somatória:_____ )
01) Os portugueses, os italianos e os espanhóis correspondem aos três maiores contingentes de imigrantes, sendo que os primeiros, para fins estatísticos, não eram considerados como tais até 1822, quando ocorreu a independência do Brasil.
02) Os alemães, o quarto maior grupo, conforme a tabela, começaram a chegar ao Brasil em 1824, mais precisamente ao Rio Grande do Sul, onde fundaram São Leopoldo e, cinco anos depois, São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina.
04) O período que vai de 1850 até 1930 é considerado o de maior entrada de imigrantes no Brasil, fato explicado por uma série de fatores internos favoráveis, entre os quais o desenvolvimento da cafeicultura e a proibição do tráfico de escravos.
08) A partir de 1930 iniciou-se um período marcado por uma série de acontecimentos que reduziram a entrada de imigrantes, tais como a instabilidade política e econômica das Revoluções de 1930 e 1932, a lei de cotas da imigração de 1934 e a seleção doutrinária.
16) O último período da tabela apresenta um total de imigrantes maior do que o anterior, fruto da busca de novas alternativas de vida pelos europeus, diante das dificuldades de recuperação dos estragos provocados pela Segunda Guerra Mundial.
32) Os italianos, que formam o segundo maior grupo de imigrantes, dirigiram-se inicialmente para São Paulo, para trabalhar nas fazendas de café, e para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde desenvolveram a policultura em pequenas propriedades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63.
Explicação:
plurall
Resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63.
Explicação:
[01] Correta: os portugueses, até a proclamação da independência, entravam no país como colonizadores, não eram considerados estrangeiros.
[02] Correta: apesar de ser o quarto maior grupo na tabela, os alemães foram os primeiros a emigrar da Europa para o Brasil em 1824.
[04] Correta: a abolição da escravidão e a expansão do comércio de café no mundo fizeram com que o governo brasileiro buscasse novas fontes de mão de obra fora do país. As perspectivas e o descontentamento dos europeus em seus países de origem, resultado do início do processo de mecanização da indústria e implementação de novas técnicas agrícolas, implicaram, consequentemente, a perda de suas terras por endividamento, o que tornou o Brasil um grande atrativo na esperança de uma vida melhor.
[08] Correta: após 1934, ocorreu uma progressiva diminuição da imigração, devido aos seguintes e principais fatores: a crise do café, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, e a crise política e social gerada pela Revolução Brasileira de 1930, que colocou Getúlio Vargas no poder; a criação das leis da imigra- ção, que restringiram fortemente a entrada de novos imigrantes, sendo a Lei de Cotas a mais importante entre elas (ficou estabelecido que, a partir de 1934, só poderia entrar no Brasil, a cada ano, o máximo de 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade que entraram nos últimos cinquenta anos). Além dessa restrição de ordem quantitativa, havia outros tipos de restrições à entrada de estrangeiros: de ordem profissional (80% dos imigrantes deveriam ser agricultores), de ordem político ideológica (era vetada a entrada de comunistas), etc.
[16] Correta: após a Segunda Guerra Mundial, teve início um novo movimento migratório europeu para o Brasil: portugueses, italianos, espanhóis e alemães vieram em busca de melhores condições de vida do que as impostas pelos governos de seus países; quase todos se destinaram às áreas urbanas.
[32] Correta: os italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso no norte da península Itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1861), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil.