(UFSC 2017)Em cães, a cor escura da pelagem é dominante em relação ao albino. A pelagem curta também é dominante em relação à longa. Os dois genes segregam-se independentemente. Na tabela abaixo, são mostrados alguns cruzamentos realizados e os respectivos resultados. Os fenótipos são representados na tabela pelas letras: E (escuro), A (albino), C (curto) e L (longo).Com base nos dados acima, é correto afirmar que:1) no cruzamento I, o genótipo de um dos genitores é duplamente heterozigoto e o outro é heterozigoto para apenas um dos genes.2) no cruzamento II, com certeza um dos genitores é homozigoto recessivo para a cor da pelagem e o outro genitor é homozigoto dominante para o tamanho da pelagem.4) a possibilidade de surgir uma fêmea albina com pelagem longa, no cruzamento I, é de 6,25%.8) no cruzamento III, a possibilidade de surgir um filhote de pelagem escura e longa é de 50%.16) no cruzamento I, a possibilidade de um dos filhotes possuir o mesmo genótipo dos genitores é de 50%.32) no cruzamento IV, um dos genitores é duplo homozigoto dominante e o outro é duplo homozigoto recessivo.64) a possibilidade de um dos filhotes do cruzamento II ser uma fêmea de pelagem escura e longa é de, aproximadamente, 25%.
Soluções para a tarefa
Olá!!!
APENAS A PROPOSIÇÃO 64 É CORRETA.
Fazendo o cruzamento: EC x EL
EE; EL, CE; CL (25% ou ¼ de chance de ser EL, ou seja, ter pelagem escuta e longa).
50% ou ½ é a chance de ser uma fêmea.
Portanto, a chance de ser uma fêmea com pelagem escura e longa e de 25%.
É importante lembrar que sempre quando estivermos fazendo um cruzamento de uma determinada característica que envolva no resulta da possibilidade de um determinado sexo teremos que multiplicar no final o resultado de ambos e assim termos a possibilidade exata de ambos acontecerem.
Espero ter ajudado!!
Resposta:Camilafortes13 poderia me ajudar nessa:
Explicação:Em uma espécie de animal, a pelagem escura é determinada pelo alelo dominante e a pelagem albina (pelos despigmentados) por alelos recessivos pelos curtos são dominantes sobre pelos longos. Sabe-se que cada par de genes agem independentemente um do outro. Considerando as letras A e a para os genes que determinam a cor da pelagem e R e r para o comprimento dos pelos, Monte o esquema de cruzamento entre dois indivíduos de um 1 com pelagem albina e curta ( homozigoto para as duas características ) e 2 pelagem escura e longa ( também homozigoto para as duas características ). A) Quais são os genotipos da geração ( P) para a a características consideradas? B) Quais são os genotipos e fenotipos para a descendência ( F1) ? C) Se houver cruzamento entre os animais da geração ( F1), quais seriam os genótipos e fenotipos esperados para a prole?