Biologia, perguntado por gabrielamiranda3391, 11 meses atrás

(UFSC 2016)Há registros de declínio expressivo de populações de abelhas melíferas em vários países, inclusive no Brasil. O desaparecimento das fabricantes de mel preocupa não só pela ameaça à existência desse produto, mas também porque as abelhas têm chamado a atenção principalmente pelo importante papel ecológico. Elas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais consumidos no mundo, ao transportar o pólen de uma flor para outra. Entre as prováveis causas para o desaparecimento das abelhas estão os componentes químicos presentes nos defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a infestação por um ácaro que se alimenta da hemolinfa das abelhas.Na busca por respostas, o Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), em colaboração com a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial, na Austrália, desenvolveu microssensores (pequenos quadrados com 2,5 milímetros de cada lado e massa de 5,4 miligramas, indicado pela seta), que são colados no tórax das abelhas da espécie Apis mellifera africanizada para avaliação do seu comportamento sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos.ERENO, Dinorah. Abelhas vigiadas. Pesquisa Fapesp: 221, p. 70-73, jul. 2014. [Adaptado].Sobre assuntos relacionados ao texto, é CORRETO afirmar que:1) tanto os ácaros como as abelhas são insetos que apresentam exoesqueleto constituído basicamente pela proteína quitina.2) considerando que o microssensor represente cerca de 5% da massa corporal de cada abelha, os espécimes utilizados nesta pesquisa devem apresentar uma massa corporal em torno de 27 miligramas para que não tenham sua capacidade de voo afetada.4) a relação ecológica entre ácaro e abelha descrita no texto é desarmônica e interespecífica.8) a polinização mediada por abelhas ocorre na maioria das espécies das plantas vasculares, entre as quais há representantes das Angiospermas, Gimnospermas e Pteridófitas.16) a reprodução das abelhas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada; na reprodução assexuada, por partenogênese, as rainhas depositam ovos não fecundados que originam os machos diploides.32) segundo as normas de nomenclatura estabelecidas por Carl Linnaeus, o nome científico da abelha presente no texto, por estar no meio de uma frase, também pode ser grafado apis mellifera.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
30

Olá, tudo bem?

Vamos analisar as alternativas ;)

1) INCORRETA: Tanto as abelhas quanto os ácaros apresentam exoesqueleto composto por quitina, porém esta não é uma proteína e sim um polissacarídeo. Exoesqueleto é uma estrutura que recobre o corpo de muitos animais, principalmente os insetos e aqueles que pertencem ao reino protista. Sua função é proteger os órgãos dos animais, por isso ele é formado de um polissacarídeo resistente denominado quitina.

2) INCORRETA: Pois, o exercício nos informa que o microssensor possui 5,4 miligramas. Assim, se o microssensor representar 5% da massa corporal de cada abelha, sua massa corporal será entorno de 108 miligramas.

4) CORRETA: Pois, tendo em conta que uma das causa do desaparecimento das abelhas são os ácaros a relação entre eles é interespecífica, pois ocorre entre animais de espécies diferentes e desarmônica, visto que há prejuízo para uma das espécies, as abelhas.

8) INCORRETA: Pois as abelhas polinizam apenas vegetais superiores (Angiospermas e Gimnospermas), logo, o termo Pteridófitas está incorreto.

16) INCORRETA: Pois, apesar de a reprodução das abelhas poder ser realizada tanto de forma assexuada ou sexuada, os machos originados da reprodução serão haploides e as fêmeas diploides.

32) INCORRETA: Segundo as normas de Carl Linnaeus, a primeira palavra do nome deve iniciar com letra maiúscula (Apis mellifera) e estar descrito utilizando-se itálico.

Espero ter ajudado =D

Perguntas interessantes