História, perguntado por joaovictorcardo8257, 11 meses atrás

(UFSC 2016)As fábricas inglesas e os usos e significados do relógioEra exatamente naquelas atividades – fábricas têxteis e oficinas – em que se impunha rigorosamente a nova disciplina do tempo que a disputa sobre o tempo se tornava mais intensa. No princípio, os piores mestres tentavam expropriar os trabalhadores e todo conhecimento sobre o tempo. “Eu trabalhava na fábrica do sr. Braid”, declarou uma testemunha: “Ali trabalhávamos enquanto ainda podíamos enxergar no verão, e não saberia dizer a que horas parávamos de trabalhar. Ninguém, a não ser o mestre e o filho do mestre, tinha relógio, e nunca sabíamos que horas eram. Havia um homem que tinha relógio [...] Foi-lhe tirado e entregue à custódia do mestre, porque ele informava aos homens a hora do dia [...]”.THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 293.Sobre as relações de trabalho e seus movimentos de resistência ao longo da história, é CORRETO afirmar que:1) como reflexo das alterações nas relações de trabalho decorrentes da Revolução Industrial, originaram-se movimentos de resistência como o Ludismo, reconhecido pela destruição das máquinas como forma de protesto contra as relações de trabalho.2) a publicação da Carta de Obrigações em 1830, resultante do movimento conhecido como Cartismo, foi uma reação vitoriosa da burguesia industrial britânica contra os movimentos operários que lutavam por melhores condições de trabalho.4) no contexto da Revolução Industrial, os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção.8) nas últimas décadas, o aumento da participação da mulher na força de trabalho em todo o mundo, somado às lutas feministas, acabou garantindo a paridade salarial com os homens.16) em 1848, os alemães Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Liberal, obra em que sintetizavam a visão de que a luta de classes era o motor da história e defendiam a organização da burguesia industrial para redefinir a estrutura social e econômica existente.32) apesar da abolição da escravatura no Brasil em 1888, diversas denúncias de condições de trabalho análogas às da escravidão continuam sendo registradas no país.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
64

1) como reflexo das alterações nas relações de trabalho decorrentes da Revolução Industrial, originaram-se movimentos de resistência como o Ludismo, reconhecido pela destruição das máquinas como forma de protesto contra as relações de trabalho.

Correto. O ludismo via com maus olhos o processo de substituição da mão-de-obra, dado que muitas pessoas seriam colocadas na rua por conta da eficiência das máquinas.


2) a publicação da Carta de Obrigações em 1830, resultante do movimento conhecido como Cartismo, foi uma reação vitoriosa da burguesia industrial britânica contra os movimentos operários que lutavam por melhores condições de trabalho.

Falso, o cartismo era um movimento operário contrário ao modelo adotado pela burguesia industrial. Sua manifestação, portanto, não é uma vitória da burguesia.


4) no contexto da Revolução Industrial, os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção.

Correto. Para aumentar os lucros e complementar o número de funcionários necessários nos turnos, as empresas acabavam colocando em situações de profundo risco, mulheres e crianças.


8) nas últimas décadas, o aumento da participação da mulher na força de trabalho em todo o mundo, somado às lutas feministas, acabou garantindo a paridade salarial com os homens.

Falso. A paridade salarial ainda não existe, mas a luta por ela continua.


16) em 1848, os alemães Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Liberal, obra em que sintetizavam a visão de que a luta de classes era o motor da história e defendiam a organização da burguesia industrial para redefinir a estrutura social e econômica existente.

Falso. Marx e Engels eram contrários à continuidade da burguesia industrial. Para eles, era necessário que o proletariado se unisse contra a exploração que passava.


32) apesar da abolição da escravatura no Brasil em 1888, diversas denúncias de condições de trabalho análogas às da escravidão continuam sendo registradas no país.

Correto. É comum ouvirmos, uma ou outra vez, a respeito da manutenção do trabalho escravo no Brasil. Isso é crime no Brasil e deve ser denunciado. Só com a total erradicação do trabalho escravo é que poderemos pensar num futuro mais ético para esse país.


Respondido por maarigibson
1

O Ludismo foi um movimento de resistência contra as demissões em massa causadas pela modernização. Durante a Revolução Industrial, recorria-se à mão de obra feminina e infantil por ser mais barata. (corretas 1, 4 e 32).

A Revolução Industrial

Durante o período da Revolução Industrial, foram inventadas máquinas que aceleravam o processo de produção e substituíam a mão de obra humana. Contra isso surgiu o movimento do Ludismo, que quebrava máquinas como forma de protesto. Já o Cartismo foi um movimento operário que lutava contra a burguesia industrial. A mão de obra infantil e feminina era muito utilizada por ser mais barata.

Leia mais sobre a Revolução Industrial em:

https://brainly.com.br/tarefa/2231008

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes