História, perguntado por EmillyMireli3042, 11 meses atrás

(UFPB 2008)Sobre a chamada Revolução Puritana, na Inglaterra, iniciada em 1640, é INCORRETO afirmar:A) A Inglaterra passava por grandes modificações sociais com o desenvolvimento do capitalismo. Essas modificações criaram uma série de tensões entre a nobreza (os Lordes) e a burguesia urbana, que havia se aliado, política e militarmente, aos pequenos pro­prietários rurais, camponeses e proletários.B) A Revolução Puritana foi encerrada no momento da assinatura da Declaração de Direitos (Bill of Rights) pelo Rei Carlos I. Por esse ato, o monarca aceitava que seus poderes sofressem limitações, tais como a proibição de recrutamento do exército e de criação de impostos sem a aprovação do Parlamento.C) As disputas religiosas permeavam os conflitos políticos, mantendo fortes conexões com os mesmos. Uma das principais causas da Revolução foi a tentativa de imposição da religião oficial anglicana aos escoceses, majoritariamente presbiterianos, e aos calvinistas ingleses, chamados de puritanos.D) A disputa de poder entre o Rei e o Parlamento levou à eclosão da guerra civil, entre o exército real, comandado por nobres, e o exército do Parlamento, comandado pelo puritano Oliver Cromwell. No exército de Cromwell, era marcante a presença de vários segmentos sociais, que, inclusive, assumiram postos de comando por critério profissional e não por linhagem.E) A crise política e social permitiu o aparecimento de vários grupos radicais, como os “niveladores” (levellers) e “cavadores” (diggers). Tais grupos buscavam estabelecer uma democracia social de cunho revolucionário, que assegurasse a total liberdade religiosa e a abolição da propriedade privada da terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
26

A) A Inglaterra passava por grandes modificações sociais com o desenvolvimento do capitalismo. Essas modificações criaram uma série de tensões entre a nobreza (os Lordes) e a burguesia urbana, que havia se aliado, política e militarmente, aos pequenos pro­prietários rurais, camponeses e proletários.

Correto. A burguesia e as classes populares aliaram-se em prol de interesses comuns, principalmente aqueles associados às liberdades e melhoria na qualidade de vida, bem como participação na vida política.


B) A Revolução Puritana foi encerrada no momento da assinatura da Declaração de Direitos (Bill of Rights) pelo Rei Carlos I. Por esse ato, o monarca aceitava que seus poderes sofressem limitações, tais como a proibição de recrutamento do exército e de criação de impostos sem a aprovação do Parlamento.

Falso. A Bill of Rights foi assinada, através do uso da força, pelos soberanos ingleses Guilherme III e Maria II, não sendo parte da Revolução Puritana.


C) As disputas religiosas permeavam os conflitos políticos, mantendo fortes conexões com os mesmos. Uma das principais causas da Revolução foi a tentativa de imposição da religião oficial anglicana aos escoceses, majoritariamente presbiterianos, e aos calvinistas ingleses, chamados de puritanos.

Correto. A religião sempre fora uma pauta importante nas disputas políticas na Inglaterra. No caso da Revolução Puritana isso fica mais evidente, principalmente no conflito entre diferentes grupos protestantes.


D) A disputa de poder entre o Rei e o Parlamento levou à eclosão da guerra civil, entre o exército real, comandado por nobres, e o exército do Parlamento, comandado pelo puritano Oliver Cromwell. No exército de Cromwell, era marcante a presença de vários segmentos sociais, que, inclusive, assumiram postos de comando por critério profissional e não por linhagem.

Correto. Rei e Parlamento organizaram exércitos e disputaram o poder da Inglaterra, tendo vencido o Parlamento, sob o comando de Oliver Cromwell.


E) A crise política e social permitiu o aparecimento de vários grupos radicais, como os “niveladores” (levellers) e “cavadores” (diggers). Tais grupos buscavam estabelecer uma democracia social de cunho revolucionário, que assegurasse a total liberdade religiosa e a abolição da propriedade privada da terra.

Correto. Destoando das intenções reais e de Cromwell também, haviam movimentos mais radicais, como os citados por esta assertiva, objetivando aproveitar-se do momento de fraqueza institucional para se instalar.


Respondido por arturaafo
2

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas interessantes