(UFSC 2016)A figura abaixo apresenta uma suposta conversa entre os personagens do desenho animado Pinky & Cérebro sobre o uso de animais em pesquisas científicas.Com base nos assuntos abordados no diálogo acima e sabendo que as respostas do personagem Cérebro têm fundamentação teórica, é CORRETO afirmar que:1) indivíduos adultos possuem células-tronco multipotentes, como as células hematopoiéticas, com capacidade de diferenciação em alguns tipos de células.2) uma pesquisa que utiliza microssensores em abelhas da espécie Apis mellifera com o objetivo de avaliar o comportamento delas sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos é regulamentada pela Lei 11.794, conhecida como Lei Arouca.4) animais transgênicos possuem, incorporados ao seu genoma, genes de outra espécie, porém esses animais são incapazes de transmitir o gene incorporado às gerações seguintes.8) ao longo do desenvolvimento embrionário, ocorre um aumento no número de células diferenciadas; assim, por exemplo, as células na fase de mórula estão mais diferenciadas do que as células na fase de nêurula.
Soluções para a tarefa
Olá!
O uso de animais em pesquisas científicas é um assunto polêmico e que deve ser discutido. Compreende desafios éticos e compromissos que abrangem novas tecnologias. Os ativistas contra defendem que o uso causa dor, sofrimento, ferimentos e transtornos aos animais. Já os ativistas a favor defendem que os testes com animais são submetidos a comitês de ética.
Ao analisar as afirmativas podemos concluir que:
1 – Correta.
2 – Incorreta. A Lei Arouca compreende os organismos vertebrados. A abelha Apis melífera é um artóprode, portanto, um organismo invertebrado.
4 – Incorreta. Os animais transgênicos são férteis e podem transmitir seus genes para as futuras gerações.
8 – Incorreta. As células da fase de nêurula são mais diferenciadas do que as células da fase de mórula.
Dito isso, a alternativa correta é a 1.
Espero ter ajudado, bons estudos!