História, perguntado por ClariceLis9506, 1 ano atrás

(UFSC 2011)A Anti-Slavery Internacional, organização não-governamental que atua no combate à escravidão no mundo contemporâneo, considerava que cerca de 25 milhões de pessoas eram vítimas do trabalho escravo em 2003. Dentre essas pessoas haveria trabalho infantil, exploração sexual e trabalhadores escravizados por dívida. Nesse mesmo ano, conforme a Comissão Pastoral da Terra (CPT), aproximadamente 25 mil pessoas estariam vivendo nessas condições no Brasil.CATELLI JUNIOR, Roberto. História – Texto e Contexto. São Paulo: Editora Scipione, 2007. p. 268.Sobre o tema escravidão, é CORRETO afirmar que:1) a partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural com a distribuição de terra a ex-escravos.2) dada à tradição de liberdade, a população indígena no Brasil nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África.4) no Brasil do século XXI ainda existem pessoas que vivem em condições de escravidão, tanto em grandes fazendas quanto no meio urbano.8) em função das políticas de inclusão adotadas no Brasil nos últimos anos, as diferenças salariais desapareceram quando comparados os salários entre brancos e negros.16) hoje, a escravidão existente se relaciona diretamente a preconceitos étnicos e de cor, não tendo nenhuma relação com as condições sociais e a distribuição de renda.32) conflitos entre as várias tribos no continente africano fizeram com que negros escravizassem outros negros, vendendo-os como mercadorias.

Soluções para a tarefa

Respondido por paradajhennifepbq3qt
41
- No Brasil do século XXI ainda existem pessoas que vivem em condições de escravidão, tanto em grandes fazendas quanto no meio urbano.
Respondido por ferretti
41

1) a partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural com a distribuição de terra a ex-escravos.

Falso. Os escravos não tinham meios facilitados para adquirir terras. Os que possuiam tais condições haviam de ter passado por diversas dificuldades.


2) dada à tradição de liberdade, a população indígena no Brasil nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África.

Falso. Os indígenas foram, principalmente nos primeiros anos de domínio português, amplamente utilizados como mão de obra escrava no país.


4) no Brasil do século XXI ainda existem pessoas que vivem em condições de escravidão, tanto em grandes fazendas quanto no meio urbano.

Correto. Ainda hoje podem ser encontrados casos de trabalho análogo à escravidão em diversos locais no Brasil e no mundo.


8) em função das políticas de inclusão adotadas no Brasil nos últimos anos, as diferenças salariais desapareceram quando comparados os salários entre brancos e negros.

Falso. Uma análise estatística pode demonstrar que negros recebem menos que brancos ainda hoje, no Brasil.


16) hoje, a escravidão existente se relaciona diretamente a preconceitos étnicos e de cor, não tendo nenhuma relação com as condições sociais e a distribuição de renda.

Falso. Boa parte dos problemas sociais hoje estão ligados não mais à questão racial, mas aos problemas de distribuição de renda e produção de riqueza.


32) conflitos entre as várias tribos no continente africano fizeram com que negros escravizassem outros negros, vendendo-os como mercadorias.

Correto. Muitos negros foram vendidos aos portugueses por outros negros, de tribos rivais.


Soma: 4 + 32 = 36

Perguntas interessantes