Português, perguntado por MaraTaques, 7 meses atrás

. (UFRS) Leia o texto e assinale a alternativa incorreta a seu propósito.

"A morte tem duas portas. Uma porta de vidro, por onde se sai da vida; outra porta de diamante, por onde se entra à eternidade. Entre estas duas portas se acha subitamente um homem no instante da morte, sem poder tornar atrás, nem parar, nem fugir, nem dilatar, senão entrar para onde não sabe, e para sempre. Oh que transe tão apertado! oh que passo tão estreito! oh que momento tão terrível! Aristóteles disse que entre todas as coisas terríveis, a mais terrível é a morte. Disse bem; mas não entendeu o que disse. Não é terrível a morte pela vida que acaba, senão pela eternidade que começa. Não é terrível a porta por onde se sai; a terrível é a porta por onde se entra. Se olhais para cima: uma escada que chega ao céu; se olhais para baixo: um precipício que vai parar no inferno. E isto incerto".

a) Passagem famosa do Sermão da Quarta Feira de Cinza, celebrado em Roma, em 1670. O tema canônico desse sermão encontra-se no livro bíblico do Gênese, 3, 13, nas palavras de Deus a Adão: "Memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris" ("Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó voltarás"), que constitui seu conceito predicável.

b) As metáforas das portas estabelecem uma relação antitética: a imagem do vidro desperta a noção de efemeridade das coisas da vida, que regressa ao pó de onde veio, uma vez que o vidro é feito de areia; a imagem do diamante se associa a noção de perenidade, significando o início da vida eterna.

c) A doutrina expressa por Vieira nessa passagem, por ser fundamentada em Aristóteles, contrariava a visão canônica da igreja católica contra-reformista, especialmente por dizer que a existência do inferno era incerta.

d) Nota-se bem a influência da doutrina contra-reformista, na visão ameaçadora e terrível que o texto apresenta a propósito da vida eterna. A autoridade da filosofia grega é invocada, embora declarando sua inferioridade perante o pensamento cristão.

e) A imaginação serve de apoio à demonstração de ideias, dispostas racionalmente e valorizadas por um estilo que sabe valer-se das figuras de construção, como a anáfora, de pensamento, como a antítese, e tropos, como a metáfora, para, com eloquência, melhor persuadir. Essas marcas permitem enquadrar o fragmento acima no estilo conceptista Barroco.

Soluções para a tarefa

Respondido por juandy
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Alternativa C: A doutrina expressa por Vieira nessa passagem, por ser fundamentada em Aristóteles, contrariava a visão canônica da igreja católica contra-reformista, especialmente por dizer que a existência do inferno era incerta.

A doutrina expressa pelo padre não se fundamenta em Aristóteles. O filósofo está apenas sendo citado no que respeita à morte. O preceito ensinado pelo Padre Antônio Vieira é o de que nós não somos nada (somos pó). É por isso que essa é a única alternativa incorreta.

Está correta

Respondido por anaclaudialara
8

A alternativa que contém informações incorretas sobre o texto e o seu propósito é a letra: C) A doutrina expressa por Vieira nessa passagem, por ser fundamentada em Aristóteles, contrariava a visão canônica da igreja católica contra-reformista, especialmente por dizer que a existência do inferno era incerta.

Vamos às opções.

  • Letra A. Correta. Esse texto é um trecho da pregação do padre Antônio Vieira, que ele fez em uma quarta-feira de cinzas na cidade de Roma, em 1670. Como o assunto principal é a morte, de fato o sermão se baseou em Gênesis 3:13, que fala que o homem é pó e voltará a ser pó, ou seja, irá morrer.

  • Letra B. Verdadeira. De fato, as portas (a que simboliza a retirada da vida terrena e a que representa a entrada na vida eterna) são opostas, apresentam materiais totalmente diferentes entre si. Vidro é areia, frágil. Diamante é duro, resistente e valioso.

  • Letra C. Incorreta. O padre não afirma que o inferno é incerto, e sim que o caminho que percorreremos é incerto (se iremos para o céu ou para o inferno).

  • Letra D. Correta. A contra-reforma foi uma ação da igreja católica para combater o protestantismo (reforma). Ela procurava apelar às emoções e temores das pessoas para convencê-las a não se desviar da religião.

  • Letra E. Verdadeira. Só o fato de ter associado a passagem da vida terrena para a vida eterna pela imagem do ser humano saindo de uma porta e entrando em outra já mostra o uso da metáfora, figura de linguagem presente no Barroco.

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