(UFRRJ) A adrenalina, substância liberada na corrente sangüínea quando nos emocionamos, tem sua fórmula estrutural representada a seguir
Nessa estrutura, o número de carbonos assimétricos é igual a
a)1
b)2
c)3
d)4
e)5
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
O carbono assimétrico é caracterizado por fazer quatro ligações com quatro substituintes diferentes. Na molécula de adrenalina, o único carbono com essa característica é o que está ligado ao grupo hidroxila (OH). Pela sua estrutura vemos que ele possui todas as atribuições para ser um carbono assimétrico (ou quiral), fazendo ligações com: 1 hidrogênio, 1 grupo hidroxila, 1 fenóxi e uma cadeia com um grupo amina.
Carbonos assimétricos são representados como carbonos que apresentam ligações com quatro ligantes diferentes, de forma que o composto adrenalina, representado na questão apresenta somente um carbono assimétrico (Alternativa A).
A adrenalina está sendo representada na questão, de forma que sua estrutura química permite confirmar a existência de somente um carbono assimétrico. Carbonos assimétricos são formados por quatro ligantes diferentes, de forma que este carbono na adrenalina, apresenta os seguintes ligantes (uma hidroxila, um fenol, uma amina e um hidrogênio).
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/21117579