História, perguntado por emanoelcarvalhopinhe, 10 meses atrás

(UFRRJ/2009 - adaptada) “Em seis municípios do Piauí, não se haverá disputas nas eleições deste ano. é que apenas um candidato se registrou para entrar em cargo de prefeito em cada uma dessas cidades (...). O mesmo ocorre com os vereadores, porque são nove candidatos para nove vagas de cada Câmara. O candidato de Paquetá do Piauí, Cristiano Portela, é um dos que, sem adversário, deverá se eleger. __ Lá é um caso de oligarquia. O tio passa a prefeitura para o sobrinho, o sobrinho para o tio __ contou o juis eleitoral de Picos, Geneci Benevides.”
(JORNAL O GLOBO, 22/07/2008, P.4.)
A reportagem publicada pelo jornal O Globo nos mostra a permanência de requícios de práticas políticas amplamente ultilizadas no início do século XX, na chamada República Velha (1889-1930). Explique como se caracterixavam estas práticas na Primeira República.

Soluções para a tarefa

Respondido por suzanalopess
2

Resposta:A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo.

Os presidentes desta época foram eleitos, na maioria das vezes, pelo Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.

Perguntas interessantes