Português, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

UFRRJ 2004
Escrito por Graciliano Ramos em 1938, "Vidas Secas" é uma obra-prima do modernismo e mesmo de toda a literatura brasileira. Trata-se de narrativa pungente, onde o drama do nordestino, tangido de seu lar pela inclemência da seca, é contado de forma árida, seca e bastante realista, numa sintonia bastante eficaz entre forma e conteúdo.
O texto a seguir é um excerto de "Vidas Secas":

"Olhou a catinga amarela, que o poente avermelhava. Se a seca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo - anos bons misturados com anos ruins. A desgraça estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. Ele marchando para casa, trepando a ladeira, espalhando seixos com as alpercatas - ela se avizinhando a galope, com vontade de matá-lo."

RAMOS, Graciliano. "Vidas Secas". São Paulo: Martins. s/d. 28a ed., p. 59.

Assinale a afirmativa que indica uma característica do modernismo e do estilo do autor, tomando por base a leitura do texto.

a.Há um extremo apuro formal, onde se destacam as metáforas, sobretudo as hipérboles, em absoluta consonância com a prolixidade do texto.
b.O estilo direto do texto está sintonizado com a narrativa, que descreve uma cena de grande movimentação e presença de personagens.
c.O texto é seco e direto, confrontando um cenário de exuberância natural com um personagem tímido, reservado e de poucas ambições.
d.O texto é direto, econômico, interessa mais a angústia interior dos personagens do que seus próprios atos.
e.A fatalidade da situação é explorada ao limite máximo, com a natureza pactuando com as angústias do personagem, mas, ao final, subjugando-se.

Soluções para a tarefa

Respondido por marmarmar
11

letra d pois é a única que indica caracteristica modernista e do estilo de graciliano ramos

Perguntas interessantes