eixos norteadores da educação infantil? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
Identidade e Autonomia Estabelecer vínculos com adultos e colegas e trabalhar ações de autocuidado (higiene, alimentação e repouso).
Movimento O trabalho com o movimento deve propiciar à criança um desenvolvimento dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal de cada criança.
Música: a iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!
Artes Visuais: nas atividades artísticas, no manuseio de diversos objetos, materiais e no contato com variadas formas de expressão de arte, possibilitaremos a ampliação cultural, o diálogo com o mundo, a valorização e cuidado com o outro, a justiça, a solidariedade, o cuidado com o meio ambiente e a promoção humana.
Linguagem Oral e Escrita O objetivo principal é estimular a criança a desenvolver gradativamente as capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Natureza e Sociedade Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e investigadoras.
Matemática Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
Créditos: Anelise Maria Cornelius Escher Setembro/2012