Geografia, perguntado por lokobemloko4097, 1 ano atrás

(UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental. O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como: a) efeito estufa. b) ilhas de calor.

Soluções para a tarefa

Respondido por roarch
677
O  fenômeno climático descrito no texto é o efeito estufa.

Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como consequência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada  e queima de florestas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas. 
 Um outro fator que está aumentando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, resultantes da queima de combustíveis fósseis. 

Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.


Respondido por roch4x
601

Resposta:

inversão térmica.

Explicação: EU ACERTEI

Perguntas interessantes