(UFRJ) Em um recipiente de 1,0 litro foram colocados 1,5 mol de N2 e 3,5 mol de H2, cuja reação tem sua variação energética representada no gráfico a seguir, a uma dada temperatura.
(Gráfico no anexo)
No equilíbrio verificou-se a existência de 1,0 mol de NH3.
a) Calcule a constante de equilíbrio em relação às concentrações:
b) Explique o deslocamento do equilíbrio quando se aumenta a temperatura do sistema:
Soluções para a tarefa
a) N2 + 3H2=2NH3
Para a formação de 1 mol de NH3 são necessários 0,5 mols de N2 e 1,5 mols de H2
Portanto no equilíbrio temos 1 mol de N2 e 2 mols de H2.A constante de equilíbrio é
Kc=produtos/reagentes
Kc=[NH3]/[N2].[H2] (tanto os reagentes como os produtos devem se divididos pelo volume.Como o volume é igual a 1 litro não representei nos cálculos)
Kc=(1)²/1.(2)^3
Kc=1/1.8
Kc=1/8
Kc=0,125
b)
O gráfico mostra que a reação é exotérmica já que o produto está em um patamar energético menor que os produtos ,ou seja, o sistema perde calor para o ambiente.
Se aumentarmos o calor favoreceremos a reação inversa que é endotérmica ou seja necessita de acréscimo de calor para acontecer .Portanto o acréscimo de calor deslocará o equilíbrio para a esquerda ou seja para a dissociação de NH3 em N2 e H2.
b) a reação é endotérmica e necessita de energia para ocorrer por este motivo quando fornecemos energia para a reação favorecemos a produção de NH3.
E quando você foi formar a expressão do KC você não elevou os números, tipo, não era pra ficar Kc= [1]²/[1,5] [3,5]³ em vez de Kc=(1)²/1.(2)^3 ?