Biologia, perguntado por anacarolineeeee, 10 meses atrás

(UFRJ) Considere a existência de dois locos em um indivíduo. Cada loco tem dois alelos A e a e B e b, sendo que A e B são dominantes. Um pesquisador cruzou um indivíduo AaBb com um indivíduo aabb. A prole resultante foi:
• 40% AaBb;
• 40% aabb;
• 10% Aabb;
• 10% aaBb.
O pesquisador ficou surpreso, pois esperava obter os quatro genótipos na mesma proporção, 25% para cada um deles. Esses resultados contrariam a segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente? Justifique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizVS
43

Resposta:

Sim.

Explicação:

A  segunda  Lei  de  Mendel  fala  da  segregação independente, o que só ocorre quando se consideram locos em cromossomos diferentes.


Gisele1709: 40% AaBb;
Respondido por Danas
0

Sim, isso porque a segunda lei de Mendel fala que os fatores são segregados de maneira aleatória.

Mas como essa lei foi quebrada?

Mendel não sabia da existência de cromossomos, muito menos sabia que não eram os genes isolados que se segregavam aleatoriamente, mas sim os pares de cromossomos e cada cromossomo tem vários genes.

Então, um cromossomo pode segregar e o seu outro par ter alelos muito parecidos, então poderá parecer que a segunda lei de Mendel foi quebrada, mas apenas acontece que não são os genes, mas sim os cromossomos que se segregam nos gametas.

Venha estudar mais sobre Mendel

https://brainly.com.br/tarefa/42409559

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes