(UFRJ-2005) No desenvolvimento de um organismo ocorre a transição de um estágio embrionário, no qual todas as células são inicialmente indiferenciadas, até o estágio adulto, composto por até centenas de diferentes tipos de células. Esse processo é conhecido como diferenciação celular. Historicamente, havia duas hipóteses a respeito da diferenciação celular. Em uma delas, que chamaremos de H1, postulava-se a idéia de que ocorria perda de material genético enquanto a célula se diferenciava. Na segunda, H2, afirmava-se que a diferenciação não implicava perda de DNA. Identifique qual das duas hipóteses é confirmada pelos processos de clonagem, nos quais o núcleo da célula de um tecido de um indivíduo adulto é introduzido em um ovócito anucleado que, ao se desenvolver, origina outro organismo. Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta: H2
Explicação: A formação de um indivíduo normal depende da integridade do genoma. Se houvesse perda de material genético durante a diferenciação, não seria possível formar um indivíduo íntegro por meio de clonagem.
Se ocorresse perda de material genético depois que a célula se diferencia, não seria possível realizar a clonagem a partir de células somáticas já diferenciadas. A hipótese H2 é confirmada a partir das técnicas de clonagem.
Clonagem e diferenciação celular
Para que a clonagem seja eficiente é preciso que o genoma da célula utilizada esteja completo. Dessa forma, o organismo que se origina a partir da clonagem é exatamente igual ao adulto anterior.
Sabe-se hoje que na diferenciação celular o que ocorre é o silenciamento de determinados genes enquanto outro continuam a se expressar.
Não ocorre perde de material genético, portanto todas as células somáticas de um indivíduo possuem os mesmos genes, apenas com diferentes deles sendo expressos.
Veja mais sobre clonagem: https://brainly.com.br/tarefa/25715311
#SPJ2