(UFRGS-RS) Uma embarcação situada no oceano Atlântico está a 30o oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto do Rio de Janeiro, a embarcação deverá seguir a direção 12º sudoeste na bússola em relação a sua posição atual. Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, para chegar ao porto, ela levará oito horas, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às:
Soluções para a tarefa
Olá,
Essa é uma questão que pode complicar um pouco, já que a localização atual da embarcação não é nada necessária para conseguir chegar a resposta da questão. O que é então importante nesta questão? Que horas são em Greenwich, o tempo de viagem e quantos fusos de diferença dele para o Rio de janeiro.
Quando andamos para o leste do mundo as horas aumentam, ou seja a cada 15° (1 fuso) se passa 1 hora, e para oeste diminui-se 1 horas. Sabendo disso e vindo para o Rio de Janeiro se passam 3 fusos ou seja 3 horas a mais do Greenwich. (partindo das 14) Assim sendo 8 horas de vigem+3 de fuso= 1 hora da manhã;
São 14 horas em Greenwich; de Gr. à Oeste são diminuídas as horas; e a cada 15º temos 1 fuso.
Até o porto do Rio de Janeiro são contados 42º (30º onde a embarcação se encontra mais 12º até se concluir a rota), ou seja, 3 fusos; e não podemos esquecer que temos que adicionar 8hrs de viagem.
Conta final: 14hrs (horário de GR) - 3hrs (fusos) + 8hrs (viagem) = 19 hrs.