UFRGS
Hoje os conhecimentos se estruturam de modo fragmentado, separado, compartimentado nas disciplinas. Essa situação impede uma visão global, uma visão fundamental e uma visão complexa. 1”Complexidade” vem da palavra latina complexus, que significa a compreensão dos elementos no seu conjunto.
As disciplinas costumam excluir tudo o que se encontra fora do seu campo de especialização. A literatura, no entanto, é uma área que se situa na inclusão de todas as dimensões humanas. Nada do humano lhe é estranho, estrangeiro. A literatura e o teatro são desenvolvidos como meios de expressão, meios de conhecimento, meios de compreensão da 2complexidade humana. Assim, podemos ver o primeiro modo de inclusão da literatura: a inclusão da 3 complexidade humana. E vamos ver ainda outras inclusões: a inclusão da personalidade humana, a inclusão da subjetividade humana, e, também, muito importante, a inclusão; do estrangeiro, do marginalizado, do infeliz, de todos que ignoramos e desprezamos na vida cotidiana. A inclusão da 4complexidade humana é necessária porque recebemos uma visão mutilada do humano. Essa visão, a de homo sapiens, é uma 5definição do homem pela razão; de homo faber, do homem como trabalhador; de homo economicus, movido por lucros econômicos. Em resumo, trata-se de uma visão prosaica, mutilada, que esquece o principal: a relação do sapiens/demens, da razão com a demência, com a loucura.
Na literatura, encontra-se a inclusão dos problemas humanos mais terríveis, coisas 6insuportáveis que nela se tornam suportáveis. Harold Bloom escreve: "Todas as grandes obras revelam a universalidade humana através de destinos singulares, de situações singulares, de épocas singulares". É essa a razão por que as 7obras-primas atravessam séculos, sociedades e nações. Agora chegamos à parte mais humana da inclusão: a inclusão do outro para a compreensão humana. A compreensão nos torna mais generosos com relação ao outro, e o criminoso não é unicamente mais visto como criminoso, como o Raskolnikov de Dostoievsky, como o Padrinho de Copolla. A literatura, o teatro e o cinema são os melhores meios de compreensão e de inclusão do outro. Mas a compreensão se torna provisória, esquecemo-nos depois da leitura, da peça e do filme. Então essa compreensão é que deveria ser introduzida e desenvolvida em nossa vida pessoal e social, porque serviria para melhorar as relações humanas, para melhorar a vida social.
MORIN, Edgar. A inclusão: verdade da literatura. In: RÕSING, Tânia et al. Edgar Morin: religando fronteiras. Passo Fundo: UPF, 2004. p.13-18. (Adaptado.)
Na sequência, estão palavras retiradas do texto e descrições relacionadas à formação de palavras.
Associe corretamente as palavras às descrições.
( ) complexidade (refs. 1, 2, 3 e 4)
( ) definição (ref. 5)
( ) insuportáveis (ref. 6)
( ) obras-primas (ref. 7)
1. Constituída por composição por meio de justaposição.
2. Constituída por prefixo com sentido de negação e sufixo formador de adjetivos a partir de verbos.
3. Constituída por sufixo formador de substantivo a partir de adjetivo.
4. Constituída por sufixo formador de substantivo a partir de verbo.
5. Constituída por aglutinação, tendo em vista a mudança silábica de um dos elementos do vocábulo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
4 - 3 - 2 - 1.
b)
3 - 4 - 2 - 5.
c)
4 - 3 - 1 - 5.
d)
3 - 4 - 2 - 1.
e)
3 - 2 - 1 - 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
3 - 4 - 2 - 1.
Explicação:
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