(UFRGS 2017)Observe a figura abaixo, que ilustra os diferentes modelos propostos para a replicação do DNA.O experimento de Meselson e Stahl, realizado em 1957, comprovou que o modelo correto para a replicação do DNA é o:A) I, porque a dupla-hélice original não contribui com a nova dupla-hélice.B) I, porque, na replicação dispersiva, a densidade do novo DNA é a metade da densidade do DNA original.C) II, porque a dupla-hélice original é preservada, e uma nova molécula é gerada.D) III, porque cada nova molécula de DNA contém uma fita nova e uma antiga completas.E) III, porque, na replicação semiconservativa, uma das fitas do DNA original é degradada.
Soluções para a tarefa
Olá,
No campo da biologia, o famoso teste da hipótese da replicação semiconservativa foi realizado pelos dois pesquisadores citados: Matthew Meselson, biológoco e geneticista norte-americano juntamente com Franklin Stahl, cientista formado pela Harvard.
A hipótese de ambos partiu do princípio de que seria possível prever o destino de duas cadeias polinucleotídicas de uma molécula de DNA, caso elas fossem marcadas. Sabendo disso e analisando todas as figuras, percebemos que só é possível perceber que onde podemos encontrar a molécula de DNA de forma completa, com uma fita nova e outra velha é na imagem III.
Isso torna correta a Alternativa D.
Espero ter ajudado!
Resolução:
A duplicação do DNA é um processo semiconservativo, isto é, cada molécula filha é constituída por um filamento original (no caso de cor preta) e por um novo filamento (no caso, de cor branca).
Resp.: D