(UFRGS 2017)Assinale a alternativa correta sobre a história das diferentes sociedades africanas até o século XVI.A) O império Songhai, situado às margens do rio Níger, teve em sua capital Gao um importante polo mercantil que reunia mercadores oriundos da Líbia, do Egito e do Magreb.B) As sociedades da África equatorial, em função das condições geográficas e climáticas pouco propícias, eram formadas predominantemente por pastores de animais de pequeno porte, sendo praticamente inexistente na região o cultivo de produtos agrícolas.C) As sociedades de origem Bantu, localizadas na região da África meridional entre os séculos XII e XV, eram predominantemente nômades e coletoras, não organizadas em aldeias e com escasso desenvolvimento tecnológico.D) A África, marcada pela intensa difusão do cristianismo durante as Cruzadas, contou, entre os século XI e XV, com reduzida presença de elementos islâmicos na definição das variadas culturas existentes no continente.E) O estabelecimento da colônia portuguesa em Moçambique, no século XVI, definiu o início das rotas comerciais ligando a região oriental do continente africano, entre Madagascar e o Chifre da África, com a Europa e a Ásia.
Soluções para a tarefa
A) O império Songhai, situado às margens do rio Níger, teve em sua capital Gao um importante polo mercantil que reunia mercadores oriundos da Líbia, do Egito e do Magreb.
Correto. A localização estratégica do Império de Songhai garantiu a esta civilização o desenvolvimento de uma economia extremamente forte, pautada na função de entreposto comercial onde encontravam-se mercadores dos mais diversos espaços africanos.
B) As sociedades da África equatorial, em função das condições geográficas e climáticas pouco propícias, eram formadas predominantemente por pastores de animais de pequeno porte, sendo praticamente inexistente na região o cultivo de produtos agrícolas.
Falso. Produtos agrícolas eram produzidos com bastante qualidade na região dada a fertilidade do solo.
C) As sociedades de origem Bantu, localizadas na região da África meridional entre os séculos XII e XV, eram predominantemente nômades e coletoras, não organizadas em aldeias e com escasso desenvolvimento tecnológico.
Falso. A força das sociedades daquele espaço era, justamente, sua organização em estruturas estatais (claramente, não no formato entendido no Ocidente), fomentando a produção de tecnologias agrícolas e etc.
D) A África, marcada pela intensa difusão do cristianismo durante as Cruzadas, contou, entre os século XI e XV, com reduzida presença de elementos islâmicos na definição das variadas culturas existentes no continente.
Falso. Os islâmicos estiveram presentes ao longo de séculos na África, tendo sido os primeiros e maiores importadores de escravos do continente e, por isso, os elementos islâmicos estavam fortemente incrustrados na região.
E) O estabelecimento da colônia portuguesa em Moçambique, no século XVI, definiu o início das rotas comerciais ligando a região oriental do continente africano, entre Madagascar e o Chifre da África, com a Europa e a Ásia.
Falso. Rotas comerciais estavam já há muito tempo sendo realizadas na região, dada a grandiosidade dos Impérios Africanos que existiam antes e durante a presença europeia no continente.