(UFRGS 2016)Apreciadores de arte observaram que famosas telas do pintor holandês Van Gogh estavam mudando de cor, com efeito mais pronunciado nos tons roxos que passavam a azuis e nos vermelhos que estavam desaparecendo. Químicos descobriram que o problema ocorre com o Pb3O4 presente no pigmento das tintas. Quando exposto à luz e ao gás carbônico, uma série de reações consecutivas transforma o pigmento em outros compostos de chumbo que são esbranquiçados, fazendo com que a tinta original perca seu tom característico.Entre os compostos presentes nesse processo, é possível encontrar:1 - Pb3O42 - PbO3 - CO24 - Pb(OH)25 - PbCO3Assinale a afirmação correta sobre essas substâncias.A) As substâncias 3 e 5 são consideradas moleculares.B) As substâncias 1 e 3 são apolares com baixos pontos de ebulição.C) Apenas a 4 é considerada substância iônica.D) As substâncias 2 e 5 apresentam chumbo em diferentes estados de oxidação.E) As substâncias 4 e 5 são praticamente insolúveis em água.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Olá,
Os problemas detectados nas pinturas do consagrado pintor Van Gogh são de cunho químico, visto que as tintas utilizadas apresentam substâncias que se alteram em contato com o CO2 e a luz.
Em relação a lista dos cinco compostos evidenciados nas pinturas de Van Gogh, podemos afirmar que o hidróxido de chumbo II (Pb(OH)2) e o carbonato de chumbo (PbCO3) são duas substâncias cuja uma das características é serem insolúveis em água.
É correta a Alternativa E.
Espero ter ajudado!
Respondido por
2
Resposta: Alternativa E
Explicação: está escrito no verificado
Perguntas interessantes