(UFRGS 2016)A Santa Aliança, coalizão entre Rússia, Prússia e Áustria, criada em setembro de 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, tinha por objetivo político:A) promover e proteger os ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.B) impedir as intenções recolonizadoras dos países ibéricos e apoiar as independências dos países latino-americanos.C) lutar contra a expansão do absolutismo monárquico e a influência do papado em todos os países europeus.D) combater e prevenir a expansão dos ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.E) apoiar o retorno de Napoleão ao governo francês e garantir o equilíbrio entre as potências europeias.
Soluções para a tarefa
A) promover e proteger os ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.
Falso. A Santa Aliança objetivava, pelo contrário, deter o avanço dos ideais revolucionários e republicanos para o restante da Europa.
B) impedir as intenções recolonizadoras dos países ibéricos e apoiar as independências dos países latino-americanos.
Falso. A ideia era também contrária: entendiam, os aliados, que se os ideais se espalhassem, seria muito difícil conter os processos de independência das colônias no Novo Mundo e, por isso, lutavam contra Napoleão.
C) lutar contra a expansão do absolutismo monárquico e a influência do papado em todos os países europeus.
Falso. Mais uma vez a resposta é exatamente o contrário: a ideia era realizar a manutenção do absolutismo e dos ideais religiosos cristãos expressos pelo papado.
D) combater e prevenir a expansão dos ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.
Correto. A Santa Aliança tinha como principal objetivo deter os avanços revolucionários e restaurar a monarquia na França.
E) apoiar o retorno de Napoleão ao governo francês e garantir o equilíbrio entre as potências europeias.
Falso. A Santa Aliança lutava contra Napoleão e desejava sua expulsão do cargo de líder político na França.
Resposta:
Alternativa correta: letra D) combater e prevenir a expansão dos ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.
Explicação:
A conformação da Santa Aliança (Rússia, Prússia, Áustria) esteve relacionada ao período da Restauração na Europa, entre 1815 e 1848, que ficou marcado pelo combate às concepções iluminisas e republicanas que vinham sendo disseminadas desde a Revolução Francesa [liberdade, igualdade e fraternidade] (1789). Nesta perspectiva, o pacto militar firmado após a derrota de Napoleão na Rússia auxiliava no combate aos pensamentos liberais e iluministas, inclusive com o emprego da força militar.