(UFPR 2009)Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo:O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola.A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional.A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação.Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.Assinale a alternativa correta.A) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.B) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.C) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.E) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.
Falso. A escolarização e sua estatização não são processos consensuais, uma vez que partem de cima, de uma visão de mundo e de pedagogia.
O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola.
Falso. Os fisiocratas não defendiam o liberalismo, mas um modelo voltado à agricultura protecionista.
A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional.
Correto. A educação tem como proposta gerar uma espécie de unidade na população favorecendo, por sua vez, a criação de uma identidade nacional.
A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação.
Correto. Era preciso fomentar a consolidação de um ideal de nação para poder se estabelecer no meio do mundo moderno.
Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.
Correto. Os filósofos citados tem como princípio a ideia de que o Estado tem como fundamento seus cidadãos e, para que o ele seja bem sustentado, é preciso educar corretamente cada um deles.