História, perguntado por annnamouratavar3975, 1 ano atrás

(ADVISE 2009)“Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos.A) As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outrosB) As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização.C) O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram.D) Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo.E) A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
65

A) As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outros

Falso. Os brasileiros não existem desde sempre. Foram criados. Assim como todos os outros povos: a história é que possibilita o surgimento das nacionalidades, elas não são inatas.


B) As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização.

Correto. Os passados são selecionados até que se forme uma perspectiva que se entenda comum, onde resida a identidade nacional.


C) O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram.

Falso. As nações nem sempre existiram, dado que foram criadas com base numa visão sobre o que é nação e o que é povo.


D) Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo.

Falso. É juntar algumas memórias sobre um povo, baseadas numa perspectiva, geralmente, da elite.


E) A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina.

Falso. Embora alguns possam acreditar nisso, não é isso que o autor diz no texto presente no enunciado.

Respondido por bezerrarenato4rb
33

Resposta:

B confia

Explicação:

Perguntas interessantes