(UFPE ) o impulso nervoso é um fenômeno de natureza eletroquímica, autopropagado, que caminha pela membrana do neurônio. Com relação a isso, pode-se afirmar:
I. Ao ser estimulada, a membrana de um neurônio em repouso se despolariza. Na área estimulada, ocorre uma alteração momentânea na permeabilidade da membrana plasmática e a entrada de íons sódio.
II. Ao período de despolarização, segue-se um período de repolarização, em que o potássio se difunde para o meio extracelular. Posteriormente, a bomba de sódio e potássio restabelece os gradientes normais desses íons na célula.
III. Se o estímulo for de baixa intensidade, inferior ao limiar de excitação, as alterações sofridas pelo neurônio serão suficientes apenas para gerar um impulso nervoso de baixa propagação.
IV. A membrana do neurônio em repouso é polarizada como uma pilha elétrica. Sua face interna representa o polo negativo, e a face externa funciona como polo positivo.
V. Axônios amielínicos transmitem o impulso nervoso mais rapidamente que os mielinizados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A sequência correta para esse exercício, é: VVFVF.
Acompanhe a justificativa:
(V) A membrana do neurônio, quando em repouso, é considerada impermeável ao sódio.
(V) Sabe-se que ocorre alteração momentânea de permeabilidade da membrana e depois ocorre um período de repolarização, no qual o potássio se difunde para o meio exterior.
(F) Para que um neurônio seja estimulado, esse estímulo deve ter um limiar de excitação.
(V) A membrana do neurônio em repouso é polarizada.
(F) Axônios amielínicos emitem o impulso nervoso mais rápido em relação aos amielínicos.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás