Biologia, perguntado por NicolePerim70, 11 meses atrás

(UFPB 2009)A figura, a seguir, representa uma célula eucariótica com detalhe para o núcleo e seus constituintes.De acordo com as funções desempenhadas pelos constituintes indicados na figura, identifique as afirmativas corretas:1) O envoltório nuclear comunica-se com o retículo endoplasmático granular.2) A síntese de proteínas será afetada, se o nucléolo for experimentalmente removido ou impedido de funcionar.4) Os poros permitem a passagem da cromatina para o citosol, fenômeno indispensável para que ocorra a síntese de proteínas.8) A cromatina é constituída pelas moléculas de DNA associadas a proteínas.16) Os poros permitem a entrada das subunidades dos ribossomos para o núcleo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
89

Olá,

Podemos afirmar que são corretas as afirmações em

1) Verdadeiro. O retículo endoplasmático granular tem relação com o envoltório do núcleo, sendo que este último comunica-se com o primeiro.

2) Verdadeiro. Em caso de um nucléolo deixar de funcionar, seja por uma remoção propositalmente realizada em um experimento, ou mesmo impedido de funcionar, a consequência direta disso é o comprometimento da síntese proteica.

8) Verdadeiro. A cromatina, palavra advinda do grego chromatos, é uma substância que compõe o cromossomo em uma célula eucarionte. Ela é formada por uma conjunção de fios, as moléculas de DNA, que estão diretamente associadas às proteínas.

Espero ter ajudado!

Respondido por ailtonpadilha17
20

Resposta:

v, v, f, v, f

Explicação:

( v ) O envoltório nuclear comunica-se com o retículo endoplasmático granular.

( v ) A síntese de proteínas será afetada, se o nucléolo for experimentalmente removido ou impedido de funcionar.

( f ) Os poros permitem a passagem da cromatina para o citosol, fenômeno indispensável para que ocorra a síntese de proteínas.

( v ) A cromatina é constituída pelas moléculas de DNA associadas a proteínas.  

( f ) Os poros permitem a entrada das subunidades dos ribossomos para o núcleo.

Perguntas interessantes