(UFPB, 2008) "O bojo dos navios da danação e da morte era o ventre da besta mercantilista: uma má-quina de moer carne humana, funcionando incessantemente para alimentar as plantações e os engenhos, as minas e as mesas, a casa e a cama dos senhores — e, mais do que tudo, os cofres dos traficantes de homens. " (BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: a incrível saga de um país. São Paulo: Atica, 2003, p. 11. Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é CORRETO afirmar que:
Soluções para a tarefa
Podemos considerar diante do texto sobre os navios negreiros que os escravos acabavam sendo transportados de maneira desumana para diminuir os custos, todos amontoados dentro dos porões dos navios, provenientes da África vindos para o Brasil, sendo que muitos deles morriam antes mesmo de chegar no destino.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa E.
Caracterizando os navios negreiros
Sabemos que a escravidão foi uma triste realidade que durou um grande período de tempo e que custou a vida e a liberdade de muitos negros, os quais foram separados de suas famílias, tratados de modo desumano e como mercadorias.
Popularmente chamados de tumbeiros, os navios negreiros eram embarcações que transportavam os negros com a finalidade de comércio diante da escravidão.
Eram transportados nesses navios os negros que haviam sidos capturados na África com destino à América para o trabalho escravo durante os séculos XVI e XIX.
Vale destacarmos que diante do número aproximado de quatro milhões de escravos que vieram para o Brasil, milhões acabaram morrendo durante a captura e outros na travessia oceânica.
Complemento do enunciado
Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é correto afirmar:
A) As pressões inglesas, para que o tráfico de escravos continuasse, aumentaram após 1850. Porém, no Brasil, com a Lei Eusébio de Queiróz, ocorreu o fim do tráfico intercontinental e, praticamente, desapareceu o tráfico interno entre as regiões.
B) A mão-de-obra escrava no Brasil, diferente de outros lugares, não era permitida em atividades econômicas complementares. Por isso, destinaram-se escravos exclusivamente às plantações de cana-de-açúcar, às minas e à produção do café.
C) A compra e posse de escravos, durante todo o período em que perdurou a escravidão, só foi permitida para quem pudesse manter um número de, pelo menos, 30 cativos. Essa proibição justificava-se, devido aos altos custos para se ter escravos.
D) Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria. Isso explica o grande número de ex-escravos que, na Paraíba, conseguiram tornar-se grandes proprietários de terras.
E) Os escravos, amontoados e em condições desumanas, eram transportados da África para o Brasil, nos porões dos navios negreiros, como forma de diminuição de custos. Com isso, muitos cativos morriam antes de chegarem ao destino.
Entenda mais sobre navio negreiro aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23816552
#SPJ4