História, perguntado por gusanjos567, 11 meses atrás

(UFPB 2008)A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deu­ses e pela forte crença na vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:A) Os cultos oficiais egípcios não tinham um ca­ráter popular. As cerimônias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso. O povo preferia os rituais de adivinhação e cura, que respondiam aos pro­blemas de sua vida cotidiana.B) A grande quantidade de deuses representava a força dos cultos locais. Os egípcios tinham grande respeito pela diversidade religiosa e sempre procuravam preservar as diferenças entre os deuses de cada região do país, sem tentar unificá-los para todo o Egito.C) Os egípcios não possuíam uma religião de fundo moral. Por isso, para se alcançar a vida eterna, era suficiente realizar, da forma mais correta possível, os ritos de mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.D) Uma característica importante da religião egíp­cia era o grande valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas em fazer previsões com base no movimento de estrelas e planetas.E) O faraó Amenófis IV, no século XIV a.C., rea­lizou uma grande reforma religiosa, com o objetivo de unificar a religião egípcia em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impe­dir a adoração de outros deuses.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
104

A) Os cultos oficiais egípcios não tinham um ca­ráter popular. As cerimônias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso. O povo preferia os rituais de adivinhação e cura, que respondiam aos pro­blemas de sua vida cotidiana.

Correto. Os cultos oficiais eram restritos à elite egípcia, principalmente ao Faraó, seus familiares e pares.


B) A grande quantidade de deuses representava a força dos cultos locais. Os egípcios tinham grande respeito pela diversidade religiosa e sempre procuravam preservar as diferenças entre os deuses de cada região do país, sem tentar unificá-los para todo o Egito.

Falso. Houveram tentativas, como por exemplo, a de instituir um deus como único para todo o reino: Aton.


C) Os egípcios não possuíam uma religião de fundo moral. Por isso, para se alcançar a vida eterna, era suficiente realizar, da forma mais correta possível, os ritos de mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.

Falso. A religião egípcia era de fundo moral e era necessário viver de acordo com os preceitos tradicionais para ter alguma chance de ter uma vida após a morte positiva.


D) Uma característica importante da religião egípcia era o grande valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas em fazer previsões com base no movimento de estrelas e planetas.

Falso. O termo correto é astronomia.


E) O faraó Amenófis IV, no século XIV a.C., rea­lizou uma grande reforma religiosa, com o objetivo de unificar a religião egípcia em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impe­dir a adoração de outros deuses.

Falso. O objetivo de Amenófis IV era, mesmo, reduzir os poderes dos sacerdotes do deus Amon-Rá, que já dominavam boa parte da sociedade egípcia.


Respondido por samueljpcris
39

Resposta:

A

Explicação:

confia

Perguntas interessantes