Direito, perguntado por filipeguilherme1234, 10 meses atrás

(Ufpb 2007) A independência política do Brasil não foi um movimento idílico, como mostram alguns livros didáticos. Na verdade, ela decorre de um processo que se iniciou nos chamados movimentos nativistas e se estendeu para além do 7 de setembro de 1822. Sobre esse processo, é correto afirmar:

A Revolução do Porto e as medidas que se seguiram a esse acontecimento, em Portugal, evidenciavam interesses em recolonizar o Brasil. Essa possibilidade fermentou, ainda mais, na Colônia, o movimento pela autonomia política.
A instalação do Governo Português na Colônia, em 1808, é um dos fatores fundamentais para se entender a independência do Brasil. Entre as medidas adotadas de imediato por D. João, a diminuição de impostos gerou euforia e apoio ao novo governo, em diversos setores da sociedade.
Algumas províncias que tinham maioria portuguesa em suas Juntas Governativas, após a proclamação da Independência, resistiram à separação entre Brasil e Portugal. Entre essas províncias, destacam-se Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.
O imperador, D. Pedro I, mesmo enfrentando resistência à proclamação da independência, em algumas regiões do país, não aceitou que mercenários, ou qualquer pessoa que não fizesse parte do exército regular, participassem da luta para assegurar a autonomia política.
O projeto inicial de independência, encabeçado pelas lideranças advindas do clero, da magistratura e da burocracia, previa o rompimento com toda a estrutura colonial e a possibilidade do país se livrar, ao mesmo tempo, de duas dominações: a portuguesa e a inglesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
18

A alternativa correta é “A Revolução do Porto e as medidas que se seguiram a esse acontecimento, em Portugal, evidenciavam interesses em recolonizar o Brasil. Essa possibilidade fermentou, ainda mais, na Colônia, o movimento pela autonomia política”.

Com a chegada da Família Real portuguesa em 1808, não houve diminuição dos impostos, pelo contrário: houve um aumento, em todas as províncias, para custear as novas reformas e estilo de vida da corte.

Os grandes latifundiários, comerciantes e outros setores ficaram insatisfeitos como um todo. Com o retorno à Portugal e a certeza de que muito do que foi conquistado seria desfeito, a independência pareceu a melhor solução para a elite.

Respondido por mariaeduardaeduarda3
1

Resposta: A revolução do porto e as medidas que se seguiram a esse acontecimento em Portugal evidenciavam interesses em recolonizar o Brasil. Essa possibilidade fomentou  ainda mais na colônia o movimento pela autonomia política

Explicação:

A Revolução do Porto e sua característica colonialista em relação ao Brasil fomentou, no seio da elite nativa brasileira, o desejo de separar-se de Portugal.

Perguntas interessantes