UFPA/2009) Na sociedade francesa do Antigo Regime, um banqueiro milionário fazia parte do terceiro Estado tanto quanto um modesto camponês. Contudo, mesmo em condições sociais e econômicas diferentes, os membros dessa ordem tinham em comum o (a)
a) reconhecimento da burguesia como a principal classe da sociedade francesa, considerando que esta era a mais numerosa e a mais homogênea das três ordens.
b) abolição dos direitos feudais e o desaparecimento da cobrança do imposto da Corveia e a ampliação da cobrança do dízimo à nobreza de espada.
c) desejo de abolição dos privilégios do clero e da nobreza, ou seja, o fim dos manuelaireitos feudais e a instalação de uma verdadeira igualdade de direitos civis.
d) vontade de abolir a divisão entre burgueses e camponeses, visto que todos eram os maiores produtores da França e contribuíam igualmente com os impostos nacionais.
e) desejo de uma Constituição que reconhecesse os membros do terceiro Estado como os verdadeiros representantes da Comuna de Paris.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa A é falsa, pois os camponeses não desejavam que a burguesia fosse reconhecida como a "classe principal" (enquanto que o banqueiro certamente sim).
A alternativa B é falsa, pois somente o camponês pagava a corveia, de modo que não era uma preocupação dos burgueses.
A alternativa C é verdadeira, pois ambos desejavam acabar com a sociedade de privilégios estabelecidos e realizar uma constituição que tornasse todos iguais perante a lei (a burguesia, claro, desejava que esta "igualdade" levasse em conta os critérios de renda).
A alternativa D é falsa, pois os burgueses não desejavam que seus privilégios fossem destruídos.
A alternativa E é falsa, pois a Comuna de Paris foi posterior à Revolução Francesa e, de todo modo, não representava os interesses dos burgueses.
Explicação: