Química, perguntado por vivisluv, 6 meses atrás

(UFMG) Recentemente, os químicos têm investigado uma nova classe de materiais – os líquidos iônicos. A novidade desses materiais é que, nas condições ambientais,
as substâncias iônicas mais comuns são sólidas.
A estrutura exemplifica um líquido iônico:

Essa substância tem propriedades interessantes:
• É líquida, nas condições ambiente.
• É solúvel em água.
• É um bom solvente para muitas substâncias polares e apolares.
A) Com base nas características estruturais dessa substância, JUSTIFIQUE o fato de ela ser um bom solvente para muitas substâncias apolares.
B) ANALISE a estrutura dessa substância e, com base na interação eletrostática entre seu cátion e seu ânion,
JUSTIFIQUE o fato de ela ser líquida

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Lewisenberg
1

Resposta:

Olá, a substância em questão possivelmente é o tetrafluoroborato de 1-butilpiridínio, o qual é formado por um ânion inorgânico e um cátion orgânico da família dos compostos heterocíclicos aromáticos.

A) a substância em questão é um bom solvente para sustâncias apolares por conta da presença de 2 cadeias carbônicas no cátion: o anel aromático e o radical butila, essas cadeias são caracterizadas por possuírem baixa polaridade e portanto interagem muito bem com compostos apolares.

B) esse composto é líquido devido ao enfraquecimento da interação eletrostática entre seus íons por causa do raio iônico relativamente grande do cátion. Por possuir um anel aromático a sua volta, além de uma ramificação relativamente grande, o nitrogênio (que carrega a carga positiva do cátion) fica muito afastado do ânion, assim não ocorre uma interação muito forte, tornando o composto líquido mesmo em condições ambiente.

Perguntas interessantes