(UFMG 2010)Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona. (Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)Analise estas figuras:Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a testosterona injetada:A) age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.B) bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.C) inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.D) reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal.
Soluções para a tarefa
Olá!
Como descrito na imagem, a testosterona é um hormônio natural, produzido pelas células de Leydig.
Todavia, sua atuação gera um feedback negativo nos hormônios LH e FSH, uma vez que são os hormônios que estimulam a produção de testosterona.
Por conta disso, a implementação de testosterna no organismo, resultará em menores níveis de LH e FSH pelo corpo, até que as concentrações hormonais sejam normalizadas.
Resposta, .C) inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
o LH no homem, também chamado de hormônio estimulante das células intersticiais, estimula as células de Leydig a produzirem testosterona, hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários do macho, bem como pelo apetite sexual e tem papel importante na verificação da capacidade reprodutiva de homens . Atua em conjunto com o FSH. Também é o hormônio responsável pela maturação dos espermatozoides nos tubos seminíferos.
Hipófise - A hipófise é considerada uma "glândula mestra", pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas