(UFMG 2006) Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem da UFMG revelou a ocorrência de altos índices de leishmaniose visceral humana na Região Nordeste de Belo Horizonte. É CORRETO afirmar que esses altos índices de leishmaniose podem ser explicados por:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O correto é o aumento da população de hospedeiros contaminados
Explicação:
leishmaniose é uma doença transmitida pelo o mosquito prego ou birigui. ele pica o homem ou os animais. e a assim que ele é transmitido
Resposta: Aumento da população de hospedeiros contaminados.
A partir da análise do número de pessoas contaminadas é possível inferir um surto pois o mosquito palha precisa ser contaminado também e isso se deve ao consumo de sangue humano previamente contaminado, ou seja, quanto mais pessoas contaminadas mais mosquitos e o ciclo se intensifica por si só.
Explicação:
A partir das alternativas originais pode-se eliminar também.
a)presença de caixas-d'água destampadas.
ERRADO: O mosquito palha, vetor da doença, não se reproduz em locais de água parada como o Aedes e, portanto, não ocasiona aumento da propagação da doença.
c)ausência de tratamento adequado de esgoto.
ERRADO: Apesar de falta de tratamento de esgoto eficiente desencadear muitas doenças, a leishmaniose não é causada diretamente sobre esse fator. Talvez casos muito indiretos como contaminação da região e proliferação de mosquitos de modo bem complicado, mas insuficiente para correlacionar o aumento evidente nas regiões de BH e Nordeste com características geográficas distintas entre si para o crescimento populacional do vetor.
d)existência de casas sem reboco ou de tábua.
ERRADO: Essa possibilidade faria mais sentido com o aumento populacional do barbeiro e consequentemente incidência da doença de chagas, isso se houvesse em conjunto aumento do Trypanossoma cruzi, protozoário causador da doença.