(UFG) Quando Darwin chegou ao arquipélago de Galápagos, em 1835, observou pássaros da família Fringillidae (tentilhões) e ficou impressionado com as treze espécies dessas aves nas diferentes ilhas. Uma explicação para o surgimento dessas espécies é a irradiação adaptativa, na qual os tentilhões:
a) apresentavam características semelhantes e hereditárias que surgiram a cada geração por acaso e não em resposta às necessidades adaptativas dos indivíduos.
b) surgiram a partir de um ancestral comum que emigrou do continente para as ilhas, ocupando-as, enquanto os diversos ambientes insulares selecionaram as aves mais adaptadas.
c) adquiriram características em consequência do uso mais ou menos acentuado de uma parte do organismo.
d) foram capazes de gerar descendentes férteis em resposta a uma competição entre os machos de uma mesma espécie em disputa pelas fêmeas.
e) surgiram em decorrência de uma barreira física que proporcionou um isolamento geográfico e causou a origem de aves diferenciadas.
A resposta é a B, mas por que não pode ser a E?
Soluções para a tarefa
A sua dúvida é uma dúvida justa, pois realmente há uma barreira geográfica que separaram as populações (ilhas separadas). A solução deste problema está no conceito de irradiação adaptativa.
Irradiação adaptativa é um processo evolutivo que ocorre quando um grupo ancestral coloniza diferentes ambientes e pode originar outras espécies. Sendo assim, é o surgimento de espécies em diferentes ambientes a partir de um ancestral comum. Ao colonizar um novo ambiente a espécie fica sob as influências deste local, o isolamento geográfico favorece esse processo de especiação. Por isso a B é a opção correta, pois atende ao conceito de irradiação adaptativa enquanto a opção E exemplifica apenas um dos fatores que favoreceram a irradiação adaptativa.
Resposta:
b) surgiram a partir de um ancestral comum que emigrou do continente para as ilhas, ocupando-as, enquanto os diversos ambientes insulares selecionaram as aves mais adaptadas.
Explicação:
No processo de irradiação adaptativa, indivíduos da mesma espécie são selecionados de forma diferenciada de acordo com o ambiente ocupado.