História, perguntado por murasnick, 4 meses atrás

(UFG) Leia o texto a seguir:

Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo, devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais.

HEGEL, Georg W. F. Filosofia de la historia universal. Apud HERNANDEZ, Leila M.G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 20-21. [Adaptado]

O fragmento é um indicador da forma predominante como os europeus observavam o continente africano no século XIX. Essa observação relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia de:

A
progresso social, materializado pelas realizações humanas como forma de se opor à natureza.

B
tolerância cívica, verificada no respeito ao contato com o outro, com vistas a manter seus hábitos.

C
autonomia política, expressa na escolha do homem negro por uma vida apartada da comunidade.

D
liberdade religiosa, manifesta na relativização dos padrões éticos europeus.

E
respeito às tradições, associado ao reconhecimento do valor do passado para as comunidades locais.

Soluções para a tarefa

Respondido por edercesarcarv
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Resposta: A - progresso social, materializado pelas realizações humanas como forma de se opor à natureza.

Explicação: O trecho do filósofo alemão Hegel expressa uma percepção dos intelectuais europeus do século XIX bastante peculiar no que tange às civilizações africanas. A percepção de Hegel está associada a uma visão progressiva da história da civilização, isto é, o progresso civilizacional tinha como ápice a civilização europeia. Os negros africanos – muitos deles organizados em tribos primitivas – estariam, segundo esse raciocínio, em uma posição bastante inferior ante o progresso histórico.

Respondido por Bialindes
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a) progresso social, materializado pelas realizações humanas como forma de se opor à natureza.

Quando o Europeu chega a África ele encontra uma realidade bem diferente da que ele ta acostumado, muitas culturas e crenças religiosas, diversos grupos e maneiras de compreender e se relacionar com o meio, e isso causava uma certa estranheza.

O texto demonstra como o Europeu observava o continente africano, como um lugar que precisava amadurecer ainda "continente criança" como mencionado por ele.

Assim, o progresso social é uma forma de compreender as realizações humanas, seus relacionamentos e a visão de como o o social juntamente com o meio.

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