(Ufg) Leia o poema apresentado a seguir.Pudim de passasCampo de futebolBolinhas se chocandoOs planetas do sistema solarÁtomosÀs vezesSão essas coisasEm química escolarLEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Editora UFSJ, 2011.O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. Acomposição metafórica presente nesse poema remetea) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford.b) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.c) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar.d) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/campo de futebol.e) às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.
Soluções para a tarefa
Os modelos atômicos presentes no Soneto de Hidrogênio são o de Thomson, Dalton e Rutherford. Alternativa A!
Segundo o modelo atômico de Thomson, o átomo é como um pudim de passas. Isto é, uma esfera positivamente carregada com corpos negativos. O átomo seria uma esfera neutra pois possui cargas positivas incrustada com a carga negativa dos elétrons.
Já o modelo atômico de Dalton poderia ser comparado ao que o poeta chamou de bolinhas se chocando, visto que Dalton defendeu a ideia de que o átomo é como uma bola de bilhar, maciço, indestrutível e indivisível.
Por fim o modelo atômico de Rutherford poderia ser comparado ao sistema solar ou ao campo de futebol, visto que o próprio cientistas fez esta comparação ao sistema planetário.
Leia mais sobre modelos atômicos em:
https://brainly.com.br/tarefa/8967657