Português, perguntado por kauanysf2829, 7 meses atrás

(UFG-GO) O poema I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias, e o romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, recriam espaços e períodos da geografia e da história brasileiras já distantes do contexto em que foram produzidos. Considerando essa afirmação, responda:


a) Que espaços e períodos são recriados no poema de Gonçalves Dias e no romance de Manuel Antônio de Almeida?


b) Em relação ao modo como os autores reconstroem o passado que lhes serve de referência, que característica recorrente na estética romântica está presente no poema I-Juca-Pirama e ausente no romance Memórias de um sargento de milícias?

Soluções para a tarefa

Respondido por mamaripre
12

Resposta:

a) No poema de Gonçalves Dias, o ambiente recriado é a Tribo dos Timbiras no período primitivo do Brasil colônia.  No romance de Manuel Antônio de Almeida, recria-se o espaço da cidade do Rio de Janeiro na época chamada Joanina, durante a  permanência da Família Real no Brasil (1808-1821)

b) O passado em I-Juca Pirama é reconstruído a partir de uma característica essencial do Romantismo para apresentar o pitoresco e o  exótico, a idealização do cenário e da figura do índio.  No romance, essa idealização é ausente porque é substituída por uma visão irônica (comicidade) do narrador ao apresentar os  problemas sociais e a caracterização dos personagens tipos.

Respondido por oliveiraconcursos
0

a) Ao ler o poema "Juca Pirama', é possível ver que Gonçalves Dias recria a Tribo dos Timbiras. Já Manuel Antônio, recria o ambiente do Rio de Janeiro na época em que a família real estava presente no RJ.

   

b) No poema "Juca Pirama", Gonçalves Dias reconstrói o romantismo e o passado, fazendo uma descrição do cenário e paisagem pitoresca, traz o recurso de exaltação da figura indígena a tona na história.

 

Já Manuel Antônio trabalha a estética romântica de forma simbólica, como a linguagem coloquial, a caracterização da paisagem no período colonial e a forma como trabalhou o tempo, no poema.

   

Similaridades entre Gonçalves Dias e Manuel Antônio:

Os dois autores eram literários que trabalhavam seus textos dentro do movimento literário romantismo. Ambos buscavam temáticas do passado colonial em seus enredos.

Porém, Manuel Antônio em suas obras mais importantes unia tanto o romantismo como realismo, afim de dar mais ênfase a sua escrita. Hoje são considerados consagrados autores.

 

Veja mais questões com textos desses autores:

https://brainly.com.br/tarefa/20897716

https://brainly.com.br/tarefa/7869298

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes