(UFG-GO -- Modificada) Leia o texto a seguir: A ciência dividiu o que era então considerado indivisível. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que habita o interior do átomo, o elétron, o físico inglês Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofos gregos propuseram que a matéria seria formada por diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras, sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que, em grego, quer dizer “não divisível”. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria. Fonte: Ciência Hoje, vol. 22, n. 131, 1997, p. 24
A respeito das ideias contidas nesse texto, analise as afirmativas abaixo:
I. A partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos.
II. Os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duros, sólidos eternos e são consideradas as partículas fundamentais da matéria.
III. Com a descoberta do elétron, com carga elétrica negativa, pode-se concluir que deveria existir outras partículas, os nêutrons, para justificar a neutralidade elétrica do átomo.
IV. Descobriu-se que os átomos são os menores constituintes da matéria
Sobre elas, é correto afirmar que:
(A)
Estão corretas somente as alternativas I e IV.
(B)
Estão corretas somente as alternativas I e II.
(C)
Somente a alternativa III está correta.
(D)
Somente a alternativa IV está correta.
(E)
Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
A alternativa é a (A) Estão corretas somente as alternativas I e IV.
A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria.
Com o tempo, fomos descobrindo várias outras partículas sub-atômicas e que o modelo atômico era muito mais complexo.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes